[weglot_switcher]

OE2025: Alexandra Leitão avisa que PS não aprovará “orçamento de direita”

A líder parlamentar do PS avisou hoje que o partido não contribuirá para a aprovação de um Orçamento do Estado “de direita” e que só vai permitir que este “Governo ultraminoritário continue” se as suas políticas forem boas.
MIGUEL A. LOPES/LUSA
30 Agosto 2024, 21h51

“O Governo quer empurrar o PS para uma viabilização do orçamento com o mínimo de diálogo e o mínimo de negociação. Não nos deixaremos pressionar, nem humilhar e nem corresponsabilizar por algo que é da única responsabilidade do Governo”, criticou Alexandra Leitão no discurso desta noite na Academia Socialista, que decorre em Tomar, Santarém.

A líder parlamentar do PS salientou que um Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) “de direita só pode ser aprovado pelas forças políticas de direita” e deixou um aviso: “para isso não contem com o PS”.

“O Governo e o PSD têm dito e repetido que, ao não reprovar o programa de Governo, o PS ficou obrigado a deixá-los governar. Já ouvi isto muitas vezes. Não é verdade”, enfatizou.

Alexandra Leitão reiterou que os socialistas se limitaram a “permitir que um governo ultraminoritário começasse a governar”.

“Mas o PS só permitirá que esse mesmo Governo ultraminoritário continue a governar se as políticas forem boas e se corresponderem, ainda que apenas em parte, à agenda social-democrata e progressista do PS”, alertou.

Lembrando que a AD ganhou “por muito pouco as eleições”, a deputada do PS sublinhou que o Governo do PSD/CDS-PP “não pode aprovar sozinho o orçamento e tem, por isso, que negociar”.

“É isso que resulta da vontade popular democraticamente expressa em eleições. Aquilo a que ainda ontem Luis Montenegro chamava agitação é, na verdade, a democracia a funcionar”, respondeu.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou-se na quinta-feira admirado com a “agitação” em torno do orçamento do Estado para 2025, apelando à calma da oposição, recordando que haverá reuniões em setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.