Os gastos feitos pelos utilizadores da plataforma Airbnb em Portugal geraram uma receita de 2,4 mil milhões de euros no último ano e perto de 1,1 mil milhões de euros em impostos para o país, segundo uma análise feita pela empresa e divulgada esta terça-feira.
Os anfitriões de Lisboa e Porto registados na plataforma geraram ainda 63,3 milhões de euros em taxas turísticas, tendo cada hóspede gasto em média 100 euros numa estadia num espaço listado na Airbnb e mais 250 euros noutros bens e serviços na comunidade envolvente.
Os hóspedes na Airbnb gastaram cerca de 116 euros por dia durante a sua viagem e aproximadamente 38% dessas despesas foram realizadas no bairro/zona onde estavam hospedados.
As receitas dos anfitriões e as despesas dos visitantes nas duas cidades apoiaram cerca de 55 mil empregos em todo o país, mais de 60% dos quais foram criados em bares e restaurantes, negócios e lojas locais, entretenimento e eventos.
De resto, os gastos em restauração representaram 40% do total de despesas destes visitantes, tendo no total sido gastos cerca de 984 milhões de euros em restaurantes, cerca de 177 euros por visitante por estadia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com