[weglot_switcher]

Paquistão anuncia descoberta de uma das maiores reservas de petróleo do mundo

O país asiático, que tem uma das economias mais problemáticas do mundo, poderá inverter a sua situação e tornar-se num dos principais exportadores de petróleo ou gás natural, embora a exploração destas reservas ainda vá demorar algum tempo.
Pumpjacks are seen during sunset at the Daqing oil field in Heilongjiang province, China August 22, 2019. Picture taken August 22, 2019. REUTERS/Stringer
9 Setembro 2024, 10h42

Depósitos substanciais de petróleo e gás natural foram encontrados ao largo da costa do Paquistão, uma descoberta que poderá colocar o país na lista das maiores reservas destas matérias-primas e mudar o rumo de uma das economias com mais dificuldades no mundo.

A descoberta reportada localmente pela DawnNewsTV culmina três anos de prospeção das águas territoriais paquistanesas ao abrigo de iniciativas inseridas no desenvolvimento da economia azul do país, uma das menos desenvolvidas à escala mundial. Os dados iniciais apontam para a forte probabilidade de estas reservas constituírem as quartas maiores do mundo, o que colocaria o Paquistão no topo dos países em termos de reservas energéticas.

Há a esperança entre os representantes do país que estas reservas possam não só reduzir substancialmente a dependência energética do Paquistão, como tornar o país um dos maiores exportadores do mundo, seja de petróleo, seja de gás natural. Tal contribuiria para reduzir drasticamente as taxas de pobreza no país, onde a inflação e o desemprego continuam a ser dos principais desafios.

Segundo os media locais, há já propostas de empresas do meio para avançar com a exploração destas bolsas, embora a operacionalização ainda deve demorar alguns anos, dado do elevado investimento e infraestruturas necessárias para avançar com um projeto desta magnitude.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.