A falência da multinacional Tupperware nos EUA foi oficializada esta quarta-feira, uma situação que adensa a incerteza em torno da continuidade das três fábricas que a marca tem a nível mundial, uma das quais está instalada em Portugal.
A unidade industrial de Montalvo (no concelho de Constância, distrito de Santarém) tem vindo a sentir as dificuldades que a casa-mãe tem vindo a denotar nos últimos anos. Esta fábrica da Tupperware tem atualmente 200 trabalhadores mas nos últimos quatro anos, e com os problemas associados à marca, a força de trabalho em Montalvo tem vindo a diminuir.
Em declarações à SIC Notícias, Sérgio Oliveira, presidente da autarquia de Constância, lamenta a situação relativamente a esta unidade industrial e solicita o apoio urgente do Ministério da Economia para dar resposta aos duzentos postos de trabalho agora ameaçados.
“A brutalidade de ser confrontado com a possibilidade ir para o desemprego e de ver a vida virada de pernas para o ar… é sempre difícil aceitar isso. Não há nada pior na vida do que a incerteza. Mais vale um não doloroso do que um ‘nim’. Sem uma clarificação, esta situação cria esta incerteza nas pessoas”, destacou o edil.
Sérgio Oliveira recorda que se trata de duzentos postos de trabalho e que esperam agora por uma resposta por parte do Ministério liderado por Pedro Reis: “Solicitamos a ajuda do ministro da Economia. Trata-se de uma empresa multinacional e é fundamental a intervenção deste Ministério para tentarmos perceber qual é que será o desenho e o futuro da unidade que temos aqui na zona industrial de Montalvo, tendo em conta a falência da casa-mãe nos EUA”.
A multinacional norte-americana Tupperware iniciou o processo de declaração de falência, arrastada pela queda nas vendas, e vai procurar a aprovação do tribunal para continuar a operar e facilitar um processo de venda para proteger a marca.
A Tupperware Brands, conhecida mundialmente pelos seus recipientes de plástico para guardar alimentos, iniciou voluntariamente o processo do Capítulo 11 no Tribunal de Falências de Delaware, o que fez cair as ações em mais de 50% na Bolsa de Nova Iorque e levou à posterior suspensão.
Tal como salientou a diretora-geral da empresa, Laurie Ann Goldman, aos meios de comunicação social norte-americanos, a situação financeira da empresa foi gravemente afetada nos últimos anos por um ambiente macroeconómico difícil.
O aumento da concorrência e a diminuição da procura dos seus produtos enfraqueceram a atividade da empresa nos últimos anos, que se debatia com problemas de liquidez.
A Tupperware foi fundada em Massachusetts em 1946 pelo químico Earl Tupper, que concebeu os icónicos recipientes de plástico herméticos para ajudar as famílias a conservar os alimentos durante o período pós-guerra.
A marca icónica também ficou conhecida pelas suas vendas porta-a-porta, identificadas como “festas Tupperware”.
A empresa já tinha adiado as suas contas anuais de 2023 em março deste ano e, em junho, anunciou planos para encerrar a sua única fábrica nos EUA e despedir quase 150 empregados.
Desde 2020, a empresa de utensílios de cozinha, que liderou o negócio de armazenamento de alimentos durante décadas, tem vindo a enfrentar problemas que põem em dúvida as suas hipóteses de sobrevivência.
No ano passado, a Tupperware, cujas ações caíram quase 75% até agora este ano, procedeu a uma reorganização da sua equipa de gestão e nomeou Laurie Ann Goldman como CEO (presidente executiva) para substituir Miguel Fernandez.
De acordo com os meios de comunicação social, a Tupperware tem um ativo de entre 500 milhões de dólares (449 milhões de euros) e mil milhões de dólares (898 milhões de euros) e um passivo entre mil milhões e 10 mil milhões de dólares. Tem também mais de 700 milhões de dólares em empréstimos.
A empresa procurará obter a aprovação do tribunal para facilitar um processo de venda da empresa e continuar a funcionar durante o processo de falência.
O pedido de falência no Tribunal de Falências de Delaware surge após meses de procedimentos.
Uma década depois de ter iniciado a sua atividade nos Estados Unidos, a Tupperware expandiu-se para a Europa e, em meados dos anos 60, estava presente em seis países europeus, tendo depois dado o salto para os mercados da América Latina e da Ásia.
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