O Exército israelita indicou hoje que atingiu cerca de trinta lançadores de ‘rockets’ e várias infraestruturas militares do grupo xiita Hezbollah no Líbano.
“O Exército atingiu cerca de 30 lançadores do Hezbollah e locais de infraestruturas terroristas contendo cerca de 150 lançadores prontos para disparar projéteis em direção ao território israelita”, afirmaram os militares de Telavive em comunicado.
Israel e o grupo pró-iraniano têm trocado tiros numa base diária desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em 07 de outubro de 2023, entre as forças de Telavive e o grupo islamita palestiniano Hamas, aliado do Hezbollah.
Nos últimos dois dias, a estrutura do Hezbollah no Líbano foi atingida por explosões de dispositivos eletrónicos de comunicação, que provocaram pelo menos 37 mortos e mais de três mil feridos, de acordo com as autoridades libanesas.
As explosões foram atribuídas pelo Governo libanês e pelo Hezbollah a Israel, que não assumiu a sua autoria.
No entanto, o risco de um confronto direto aumentou nos últimos dias devido às explosões no Líbano, em simultâneo com o anúncio da liderança militar de Telavive da deslocação das suas operações da Faixa de Gaza para o norte do país.
Hoje, os chefes das diplomacias francesa e norte-americana apelaram em Paris a todas as partes para diminuírem as tensões no Médio Oriente, afirmando-se “muito preocupados” com a situação no Líbano e a possibilidade de uma guerra total na região.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com