[weglot_switcher]

Futebol feminino é caso sério: valor de patrocínios e direitos TV vai disparar

Estudo sobre “o Impacto Acumulado no Futebol Feminino” feito pela Visa aponta fatores como os patrocínios e os direitos de transmissão televisiva que, com novos contratos e investidores, têm um impacto cada vez maior neste desporto.
2 Outubro 2024, 13h22

Número crescente de adeptos, maior visibilidade da modalidade, transformação do produto e investimento financeiro cada vez mais forte,  são as quatro componentes que têm contribuído para a expansão do futebol feminino nos últimos e que poderão levar a um aumento do seu valor comercial em seis vezes na próxima década. As conclusões são do estudo ‘ o Impacto Acumulado no Futebol Feminino” feito pela Visa.

Para este possível crescimento o estudo aponta fatores como os patrocínios e os direitos de transmissão televisiva que, com novos contratos e investidores, têm um impacto cada vez maior neste desporto. Tudo isto tem também possibilitado melhores condições à profissionalização das jogadoras.

O estudo da Visa foi realizado com sete mil adeptos em sete países e onde mais de metade dos inquiridos (53%) desenvolveram o seu interesse pelo futebol feminino nos últimos três anos, sendo que entre os jovens dos 18 aos 24 anos, a percentagem sobe para os 62%.

Sete em cada dez adeptos (70%) acreditam que as marcas desempenham um papel crucial no crescimento da visibilidade desta modalidade e (67%) consideram que as marcas são essenciais para o crescimento da modalidade.

Em comparação com o futebol masculino, os adeptos do futebol feminino têm maior poder de compra e gastam mais 71% em merchandising desportivo e mais 41% em entretenimento.

O último campeonato do mundo de futebol feminino realizado em 2023 na Austrália e Nova Zelândia contribuiu com quase 1,9 mil milhões de dólares para o PIB global, criou mais de 38 mil novos empregos e gerou cerca de 932 milhões de dólares aos rendimentos das famílias.

João Seabra, diretor de Marketing da Visa em Espanha e Portugal, salienta que “estamos num momento crucial, que pode levar o futebol feminino ao próximo nível. Ajudámos a preparar o terreno para um grande crescimento da modalidade, e estamos comprometidos em desenvolver ainda mais este desporto”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.