[weglot_switcher]

Jovens já se podem candidatar ao programa DiscoverEU para viajar pela Europa gratuitamente

No total, a Comissão disponibiliza 35.500 passes, que vão ser atribuídos aos jovens que nasceram entre janeiro e dezembro de 2006. Os candidatos devem pertencer a um país da UE ou a um país associado ao programa Erasmus+.
2 Outubro 2024, 15h07

A Comissão Europeia abriu as candidaturas para a iniciativa DiscoverEU, um programa que pretende dar oportunidade aos jovens de 18 anos da União Europeia (UE) de explorar a Europa sem qualquer custo.

No total, a Comissão disponibiliza 35.500 passes, que vão ser atribuídos aos jovens que nasceram entre janeiro e dezembro de 2006. Os candidatos devem pertencer a um país da UE ou a um país associado ao programa Erasmus+, como a Islândia, Liechtenstein, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia.

Para se candidatarem, os interessados devem responder a um quiz de cinco perguntas sobre a UE e a uma pergunta adicional no portal da juventude europeia. Os candidatos vão ser selecionados mediante as suas respostas. As candidaturas estão abertas até dia 16 de outubro.

Os selecionados vão ter a oportunidade de viajar pela Europa, por um período de até 30 dias, entre março de 2025 e maio de 2026. As rotas da viagem podem ser escolhidas pelos jovens ou podem ser inspiradas nas já existentes.

Para além do passe de viagem, os selecionados vão ainda ter direito a cartões de desconto com mais de 40 mil ofertas em transportes públicos, museus, alojamentos, comida, desporto, entre outros serviços.

O DiscoverEU já existe desde 2018, contando já com mais de 1,3 milhões de candidatos para um total de 319 mil passes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.