[weglot_switcher]

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar dá 1,1 milhões a 28 projetos sociais

Os 28 projetos sociais recebem 1,1 milhões de euros para apoiar pessoas com deficiência ou doença mental e vão beneficiar 2.700 pessoas.
11 Outubro 2024, 10h56

O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar distinguiu 28 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos sediadas em 11 distritos de Portugal Continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Os 28 projetos sociais recebem 1,1 milhões de euros para apoiar pessoas com deficiência ou doença mental, bem como às suas famílias, com especial enfoque na autonomia, na empregabilidade e no bem-estar.

Entre os projetos premiados, que vão beneficiar 2.700 pessoas, incluem-se negócios sociais como a venda de produtos alimentares ou o lançamento de uma cafetaria inclusiva; projetos de promoção de empregabilidade, quer pela capacitação, quer pela de aproximação a agentes empregadores; a criação de um centro de apoio psicossocial para doenças mentais; a prestação de serviços de apoio domiciliário integrado para pessoas com deficiência e cuidadores; a criação de casas de autonomia; e a promoção de atividades desportivas, artísticas e de desenvolvimento pessoal, incluindo a vela adaptada e workshops de arte, culinária e horticultura.

“A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e respetivas linhas de ação, beneficiando ainda do apoio de dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à segunda fase de avaliação”, refere a fundação.

Com base neste trabalho de preparação, um júri selecionou as candidaturas com mais qualidade e relevância para a sociedade, definindo o valor do apoio financeiro a atribuir a cada um dos premiados.

Criado em 2010, o Prémio Capacitar atribuiu, em 15 edições, cerca de 10,9 milhões de euros a 335 projetos, apoiando 52.000 pessoas com deficiência ou incapacidade permanente e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.