A blackfriday.pt, startup internacional dedicada às promoções da Black Friday e da Cyber Monday em Portugal, revelou o seu estudo anual sobre o comportamento dos consumidores portugueses e estimou um volume de negócio de e-commerce entre 130 a 140 milhões de euros para a semana da Black Friday.
“O cenário para a Black Friday deste ano revela um panorama de compras menos ponderado entre os consumidores portugueses. O estudo indica que a maioria dos portugueses (74%) planeia gastar, em média, 311 euros durante a Black Friday, o que representa um aumento de 7%, comparativamente com a intenção de compra do ano anterior (290€)”.
Por outro lado, “para 17% dos consumidores, o montante previsto ficará abaixo da média, com máximo de 100 euros. Em contrapartida, 24% ainda não decidiram quanto vão gastar, um número significativamente mais alto face aos 11% que estavam indecisos no ano passado”.
O estudo revelou ainda “uma mudança nas preferências de compra dos consumidores. A moda (58%), que inclui vestuário, calçado e acessórios, continua a ser a categoria mais procurada, registando um aumento significativo em comparação com 2023, quando representava apenas 42% das intenções de compra. Seguem-se os eletrodomésticos (37%), os smartphones (28%), os produtos de beleza, cosméticos e perfumaria, (24%) e, surpreendentemente, as viagens (23%)”.
Segundo Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, “os eletrodomésticos registaram um aumento considerável na procura face ao ano passado, o que pode explicar parte do crescimento do valor médio gasto, uma vez que os produtos desta categoria tendem a ser mais caros”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com