A economia portuguesa ficou próximo da estagnação pelo segundo trimestre consecutivo, colocando em causa a previsão do Governo para o crescimento no final deste ano e ficando abaixo do avanço médio da zona euro pela primeira vez no último ano. A este ritmo, o quarto trimestre terá de trazer um crescimento de pelo menos 1,1% em cadeia para que o ano feche nos 1,8% inscritos no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), cenário cada vez mais improvável.
Em cadeia, a economia portuguesa avançou apenas 0,2%, ficando próxima da estagnação, ainda que o resultado homólogo aponte para o terceiro crescimento mais elevado, com 1,9% (o que compara com 0,9% para a zona euro). Depois de ter igualado os 0,2% da moeda única no trimestre anterior, Portugal fica agora abaixo dos 0,4% de avanço em cadeia da zona euro pela primeira vez no último ano.
Desde o terceiro trimestre do ano passado que o crescimento trimestral em cadeia nacional vinha superando a média do bloco euro, uma tendência agora interrompida e que reflete o aparente abrandamento da atividade no país.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com