A portuguesa SIBS, detentora da rede Multibanco e MBWay, avançou com o projeto europeu European Payments Alliance – EuroPA, que vai ligar o sistema de transferências nacional aos seus equivalentes de Espanha e Itália.
A solução foi avançada na Web Summit, que decorre esta semana em Lisboa, depois de ter sido apresentado no ano passado. A primeira transferência entre utilizadores do MB Way, BancoMat (Itália) e Bizum (Espanha) foi mesmo feita em cima do palco e permitiu estabelecer a interoperacionalidade entre os três serviços do sul da Europa.
“Vamos lançar as primeiras transações de uma parceria que fizemos com outras duas iniciativas europeias, à qual chamámos European Payment Alliance. Portanto, mais de seis milhões de utilizadores do MB Way já vão poder fazer as transferências de dinheiro para utilizadores do Bizum ou BancoMat”, conta Madalena Cascais Tomé ao Jornal Económico.
Tal como no sistema SEPA e MB Way, os utilizadores das aplicações espanhola e italiana recebem o dinheiro de forma instantânea nas suas contas.
“Este é um grande projeto europeu, tem uma grande visibilidade europeia, porque é a primeira vez que inciativas com este revelo estão a fazer este tipo de delegações com a transferências de fundos instant payment e acreditamos que é o início de um caminho de interoperabilidade e da construção de um sistema pan-europeu”, admite a CEO da SIBS.
Na visão de Madalena Cascais Tomé, “o MB Way foi pioneiro por ser a primeira solução de pagamentos digitais da zona euro e volta a ser pioneiro ao criar esta rede de interoperabilidade europeia para os pagamentos instantâneos”.
No seu conjunto, a CEO assume serem 45 milhões de utilizadores ligados a mais de 180 instituições financeiras a terem acesso a estas transferências instantâneas.
Um dos pontos positivos destacados pela gestora é o facto deste sistema estar disponível menos de um ano após o anúncio da intenção em operacionalizar os três sistemas. Mas a SIBS não quer ficar por aqui e quer crescer.
“O objetivo é conseguirmos expandir para outras iniciativas e também por desenho, exatamente porque defende a interoperacionalidade e é aberta a outras soluções. Hoje em dia há entre 10 a 11 soluções que também têm esta proeminência a nível europeu”, confidencia a CEO.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com