[weglot_switcher]

BEI e CGD assinam acordo de garantia de 150 milhões para apoiar empresas portuguesas

Projeto surge no âmbito do LRS – EU LE Risk Sharing Instrument, uma iniciativa da União Europeia destinada a promover a partilha de risco em operações de financiamento.
28 Novembro 2024, 11h06

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciaram o lançamento de uma operação de partilha de risco destinada a apoiar empresas de média capitalização (midcaps) e entidades do setor público em Portugal.

O acordo tem como objetivo facilitar o acesso ao financiamento para setores estratégicos da economia portuguesa e a linha contará com uma garantia de 150 milhões de euros do BEI, sendo o valor total do projeto de 300 milhões.

As empresas elegíveis para este projeto poderão beneficiar de taxas de crédito mais baixas, de maiores volumes de financiamento ou da necessidade de apresentar menores garantias, referem as instituições.

“O acesso ao financiamento por parte de midcaps, que em conjunto com as PME constituem a espinha dorsal da economia portuguesa, promove o crescimento económico e a empregabilidade, prevendo-se uma mobilização de novos investimentos financeiros no valor de até 420 milhões de euros”, anuncia o BEI.

Adicionalmente este projeto contribui para o objetivo transversal de Coesão do BEI, “com uma estimativa de que a maioria dos beneficiários estejam localizados em regiões prioritárias de coesão, promovendo assim o desenvolvimento económico regional”, acrescenta o Banco Europeu de Investimento.

“A Caixa Geral de Depósitos é um dos nossos parceiros de maior confiança em Portugal”, afirmou Jean-Christophe Laloux, diretor-geral do BEI e head of EU Lending and Advisory.

Francisco Cary, administrador executivo da CGD, realçou a importância deste novo acordo para a promoção do crescimento das empresas portuguesas.

“Temos uma relação antiga e profícua com o BEI, e ambos acreditamos no poder da colaboração e da parceria entre bancos e empresas para atingir o sucesso”, refere Francisco Cary que assegura que “iremos operacionalizar este novo instrumento com a maior brevidade, para fazer chegar rapidamente estes apoios às Midcaps e Setor Público”.

Este projeto surge no âmbito do LRS – EU LE Risk Sharing Instrument, uma iniciativa da União Europeia destinada a promover a partilha de risco em operações de financiamento. Este instrumento visa garantir que os beneficiários tenham acesso a recursos financeiros em condições mais favoráveis e com maior segurança, apoiando assim a estabilidade e o crescimento económico em toda a União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.