Desconhecida do grande público, mas com energia mais que suficiente para mostrar as cartas que tem na manga, assim será Ana Paula Marques. Aos 50 anos de idade, a gestora já desempenhou várias funções, mas ocupa atualmente o cargo de CEO da EDP Produção e Gestão de Energia, bem como CEO da Labelec.
Como se estes dois cargos não fossem desafio suficiente, Ana Paula Marques acumula-os ainda com a função de membro da comissão executiva da EDP.
A revista Forbes Portugal colocou Ana Paula Marques na quarta posição da categoria Energia, no ranking das 55 mulheres portuguesas mais poderosas nos negócios. Para escalar até este lugar somou 67 pontos.
É licenciada em economia pela Universidade do Porto, curso que concluiu em 1996, e tem ainda um MBA realizado na INSEAD. A entrada no mundo empresarial aconteceu na área de marketing da Procter & Gamble, empresa na qual trabalhou até 1998.
Neste mesmo ano – 1998 – ingressou na Optimus, onde passou por várias funções, ao longo dos 15 anos. Nesta empresa de telecomunicações, Ana Paula Marques começou por ser Marketing Manager e saiu da empresa, em outubro de 2013, na posição de membro do conselho executivo.
Entre 2011 e 2014 foi presidente da Associação Empresarial de Telecomunicações (Apritel), função que acumulou quando ainda estava na Optimus, e posteriormente, entre 2016 e 2020, foi membro não executivo do comité de gestão da SportTV.
Ana Paula Martins regressou ainda às telecomunicações ao exercer o cargo de diretora executiva e vice-presidente da NOS SGPS, tendo cessado funções em 2021.
A sua carreira tem também espaço para a educação: foi professora adjunta na Porto Business School entre 2007 e 2022 e também na Faculdade de Economia do Porto, entre 2013 e 2022.
Mas o universo de Ana Paula Martins expandiu-se a partir de 2021, sendo este o ano que marca a sua entrada no mundo energético. Em janeiro de 2021 já tinha chegado ao conselho de administração da EDP, focando-se em quatro áreas até abril deste ano. Desde abril que Ana Paula Marques está responsável por ‘apenas’ três áreas: Renewable Generation Assets Platform; Global Digital & Tech; Safety, Security & Business Continuity.
Em maio 2021 tornou-se membro não executivo do conselho da EDP Renováveis. Em abril de 2022 assume funções de CEO da EDP Espanha, até abril deste ano, quando foi substituída por Pedro Vasconcelos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com