[weglot_switcher]

Morte trágica de dono da Mango não trava planos expansionistas até 2026

Isak Andic era um dos homens mais ricos de Espanha com uma fortuna avaliada de 4,5 mil milhões de euros. A marca, que emprega 500 pessoas em Portugal, atravessa um dos melhores momentos de sempre e quer crescer até 2026.
Mango
16 Dezembro 2024, 09h16

A Mango sofreu um duro revés este fim-de-semana com o desaparecimento de Isak Andic, fundador e alma da marca catalã mas também o presidente não executivo e acionista maioritário. O empresário, que fundou a Mango em 1984 e escolheu Portugal como primeiro destino de internacionalização, controlava 95% do grupo têxtil com origem na Catalunha através da sociedade patrimonial Punta Na Holding, onde estavam agregadas a totalidade das ações.

Note-se que a marca têxtil atravessa um dos momento mais brilhantes da sua história em termos de resultados e tinha efetuado há algum tempo o fortalecimento do seu quadro diretivo que entra agora numa nova etapa que será liderada pelo CEO, Toni Ruiz.

Em março deste ano, a Mango anunciou a duplicação dos lucros em 2023 face ao ano anterior: passou de 81 milhões de euros em 2022 para 172,1 milhões de euros em 2023. A marca catalã celebrou em 2024 a marca dos 40 anos desde a fundação e divulgou um plano de desenvolvimento da marca até 2026: chegar a quatro mil milhões de euros em vendas dentro de dois anos e a abertura de mais 500 lojas. Em Portugal, a Mango emprega 500 trabalhadores e tem 51 pontos de venda.

Em Espanha, Isak Andic era visto como o grande concorrente de Amancio Ortega, presidente da Inditex, dona da Zara. O dono da Mango deixa uma fortuna avaliada em cerca de 4.500 milhões de euros.

Isak Andic, de 71 anos, fundador da marca espanhola Mango e um dos homens mais ricos de Espanha, morreu este fim-de-semana na sequência de uma queda de uma ravina com cerca de 150 metros de altura. Segundo a imprensa espanhola, o empresário fazia uma caminhada com a família numa zona de cavernas, em Montserrat, Barcelona, quando escorregou, mergulhando no abismo.

Nascido em Istambul, na Turquia, Isak Andic mudou-se com a família para a Catalunha na década de 1960, fundando a marca de vestuário Mango em 1984. Atualmente era presidente não-executivo da empresa.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.