[weglot_switcher]

Mango investe na startup que comprou a portuguesa Boleia.net

Hoop Carpool, de partilha de viagens de automóvel, é a nova empresa no portefólio da marca de retalho. Fundada em 2019, tem sede em Madrid e trabalha com clientes como Galp, Nova SBE e Santander em Portugal.
12 Abril 2024, 15h37

A Mango fez um novo investimento através do seu braço de capital de risco – Mango StartUp Studio – e desta vez escolheu uma startup espanhola que também investiu em Portugal: Hoop Carpool, a empresa que adquiriu a portuguesa Boleia.net em janeiro deste ano.

Fundada em 2019 e com sede em Madrid, a Hoop Carpool trabalha no sector do carpooling (viagens partilhadas) e tem clientes nacionais como Galp Energia, Nova SBE ou Santander. De facto, o plano de egócio da empresa é tentar ser uma alternativa mais sustentável ao transporte de curta distância de alunos de universidades e colaboradores de empresas.

O financiamento da Mango, cujo valor não foi tornado público, realizou-se através de empréstimo participativo convertível e representa a entrada da Hoop Carpool num programa de aceleração da retalhista, no qual os empreendedores aprendem como funciona a Mango e onde poderão expandir o seu modelo de negócio, segundo a informação divulgada em comunicado.

Este é o sétimo investimento do Mango StartUp Studio desde que foi criado, em 2022. “A equipa da Hoop Carpool receberá aconselhamento e sessões de mentoria de especialistas da Mango, trabalhando com eles para melhorar a proposta de valor do seu projeto empresarial. A Mango irá também realizar um teste piloto de seis meses com os seus colaboradores, que poderão utilizar a Hoop Carpool para partilhar um carro nas suas deslocações para o trabalho, oferecendo-lhes uma alternativa de mobilidade sustentável”, informou a empresa de moda.

A Hoop Carpool, que liga condutores e passageiros com rotas semelhantes, tem uma equipa de cerca de 25 colaboradores e opera em Espanha, Portugal, Colômbia e México. A plataforma digital regista mais de 100 mil viagens de ridesharing (TVDE), o que terá contribuído para poupar mais de 360 mil kg de emissões de dióxido de carbono (CO2).

No verão de 2023, a startup madrilena concluiu uma ronda de investimento no valor de 1,2 milhões de euros liderada pela Ship2B Ventures (Fundo de Impacto BSocial), bem como Banco Sabadell, FEI e sociedades de venture capital Axis (Instituto de Crédito Oficial) e 4Founders Capital, além de alguns business angels.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.