Para a noite de Natal, a maioria das famílias portuguesas elege bacalhau salgado seco para a sua ceia. A DECO oferece algumas dicas para o escolher bem.
Porto, 16/12/2014 – Reportagem a propósito do trabalho de Natal sobre o bacalhau, na Mercearia Fina ” O Pretinho do Japão “.
( Fernando Pereira / Global Imagens )
Para a noite de Natal, a maioria das famílias portuguesas elege bacalhau salgado seco para a sua ceia. A DECO oferece algumas dicas para o escolher bem:
- Não compre bacalhau salgado seco com defeitos visíveis e evite as peças muito húmidas. Para avaliar este aspeto quando compra um peixe inteiro, segure-o pelo corpo e deixe cair a cauda. Se dobrar, é sinal de que tem água em excesso.
- Manchas vermelhas e presença de um pó fino e cinzento, branco ou amarelo podem ser sinais de problemas de conservação, logo deve recusar essa peça.
- Peixe mal escalado ou com fendas profundas, excesso ou deficiência de sal, aspeto pegajoso ou cozido, coágulos, manchas de sangue e/ou de fígado indicam má preparação. Rejeite esse bacalhau.
- Ser “asa branca” não é sinónimo de melhor qualidade, apenas que a membrana negra que reveste a cavidade abdominal foi retirada.
Comprar bacalhau congelado pode ser uma boa opção para quem não tem tempo ou disponibilidade para demolhar em casa, mas preste atenção ao preço. Logo que chegar a casa, guarde-o no congelador.
Informe-se connosco.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!