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Consumidores esperam gastar mais 10% este Natal

Conclusões são do mais recente estudo “Compras de Natal”, desenvolvido anualmente pelo IPAM-Porto (Instituto Português de Administração de Marketing).
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18 Dezembro 2024, 07h00

Os consumidores portugueses esperam gastar mais 10% este Natal face ao montante do ano passado, subindo para uma média de 392 euros, segundo o mais recente “Estudo Compras de Natal”, sobre os hábitos de consumo dos portugueses nesta época, desenvolvido anualmente pelo IPAM-Porto (Instituto Português de Administração de Marketing). Em 2023, o valor médio era de 356 euros – considerando uma amostra com características idênticas. 

Realizado desde 2009, o relatório sublinha que “o aumento dos preços está a levar a ajustes no comportamento dos consumidores, que procuram adaptar-se às dificuldades económicas”. Do total de inquiridos, em torno de 42,6% admitem reduzir os custos totais e 34,4% dizem que vão reduzir o o número de presentes a comprar, bem como o número de pessoas a oferecer algo.

“Para compreender a situação financeira das famílias quisemos perceber se iriam receber subsídio de Natal. 80% da nossa amostra recebe o subsídio nesta altura, o que poderá ter consequências no comportamento face às compras de Natal. De referir que este dado permanece, praticamente inalterado, desde 2020”, destacam os investigadores no documento.

Da amostra que respondeu, 1,2% não pretendem utilizar o subsídio para as compras nesta época, enquanto 2,4% dos inquiridos
gastarão a totalidade do subsídio em compras de Natal.

“Os inquiridos que referem que irão gastar um valor superior ao gasto em 2023, indicam em 58% dos casos que esta alteração se deve ao aumento do preço generalizado dos produtos”, destaca o documento.

Ao JE, Mafalda Ferreira, uma das autoras do estudo e professora do IPAN, diz que “os resultados revelam algumas alterações nos padrões de consumo nesta época, o que era previsível. […]”.

“Os livros ocupam o quarto lugar no ranking dos produtos mais oferecidos, em todas as faixas etárias estudadas, o que tem vindo a ser uma tendência observada nos últimos anos”, destaca Mafalda Ferreira.

“Este ano verificamos algumas alterações face aos resultados de anos anteriores, concretamente no que diz respeito ao valor médio a gastar em compras de Natal e aos motivos do aumento de valor. De facto, constatamos que o valor deste ano é o 3º mais elevado dos 16 anos de realização do estudo, representando um aumento de 10% face a 2023. Os consumidores vão gastar mais, mas vão reduzir o número de itens comprados, particularmente no que diz respeito aos presentes para adultos. Referem que o aumento de gastos nas compras de Natal é devido ao aumento generalizado de preços e não ao aumento do volume de compras efetuadas”, salienta a mesma responsável em declarações ao JE. 

À imagem do apurado para os estudos anteriores, os consumidores continuam a preferir o mês de dezembro para efetuar as suas compras e compram cada vez mais online.

Os dados do “Estudo Compras de Natal 2024” foram recolhidos entre 23 de novembro e 10 de dezembro e compreendem respostas de uma amostra composta por 560 indivíduos, de cinco classes sociais A (6,5%), B (33%), C1 (18%), C2 (35,9%) e D (6,6%).

Ainda sobre o valor médio a gastar, nos dois extremos da classe social A é esperada uma média de 720 euros e da D de 116 euros.

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