É sabido que os fumadores tendem a enfrentar problemas de saúde e que ‘fumar mata’, no entanto isso traduz-se exatamente em quê? De acordo com uma pesquisa da Universety College London (UCL) em média um cigarro tira cerca de 20 minutos de vida a uma pessoa.
Feitas as contas com esta descoberta, chegamos à conclusão de que um maço de cigarros, com um total de 20 cigarros, pode retirar até sete horas à vida de um fumador.
Segundo o jornal “The Guardian”, se um fumador que fume 10 cigarros por dia deixar de fumar no primeiro dia do próximo ano poderá evitar a perde de um dia inteiro de vida até 8 de janeiro. Se deixasse de fumar até dia 5 de fevereiro esta pessoas poderia aumentar a sua esperança de vida numa semana e se não fumasse até agosto iria ter um mês inteiro.
A doutora Sarah Jackson, investigadora principal do grupo de pesquisa sobre álcool e tabaco na UCL, afirma que “geralmente as pessoas sabem que fumar é prejudicial, no entanto tendem a subestimar”. “Em média, os fumadores que não param de fumar perdem cerca de uma década de vida. São dez anos de tempo precioso, de momentos de vida e marcos com entes queridos”.
O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de doença e morte no mundo, sendo responsável por matar até dois terços dos consumidores de longa duração, tendo em 2019 levado à morte de mais de 13 mil pessoas em Portugal.
Apesar deste valor, o Governo aponta para um maior consumo de tabaco e de álcool no próximo ano, uma vez que na sua proposta de Orçamento de Estado para 2025 espera arrecadar mais de 80 milhões em impostos. Sendo esperado que a receita do imposto sobre o tabaco aumente em 63,7 milhões de euros (+4%) para 1,63 mil milhões de euros em 2025.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com