A Galp continua a descobrir a Namíbia e revelou esta terça-feira, 31 de dezembro, ao mercado que fez duas novas descobertas no quarto poço que está a explorar no país. À Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp indica que perfurou “com sucesso” o Mopane-2A, onde o consórcio por si liderado descobriu “uma coluna de hidrocarbonetos de gás condensado” e uma “coluna de hidrocarbonetos de petróleo leve num reservatório mais pequeno”.
O quarto poço do Mopane-2A tinha sido lançado a 2 de dezembro e localiza-se no PEL83 – Licença de Exploração de Petróleo 83.
No mesmo comunicado, a Galp, que explora este projeto em joint-venture com a NAMCOR e Custos (10% cada), assegura que “ambos os reservatórios apresentam areias de boa qualidade, com boas porosidades e permeabilidades, pressões elevadas e baixas viscosidades de fluídos, com concentrações mínimas de CO2 e nenhuma de H2S”.
À semelhança das descobertas já efetuadas em outros poços da mesma exploração, a Galp sustenta que “não foi encontrado qualquer contacto com água”. Após a descoberta, os três parceiros estão a analisar os dados “para permitir uma melhor compreensão do complexo Mopane”.
Com a exploração em andamento, a Galp informa ainda o mercado que o navio de perfuração já se encontra em andamento para o quinto poço do mesmo projeto, “visando dois prospetos empilhados AVO-10 e AVO-13 com data de perfuração esperada por volta de 1 de janeiro de 2025”.
Importa lembrar que esta exploração acontece numa área com quase 10 mil quilómetros quadrados ao largo da Namíbia e perto da fronteira com a África do Sul. Esta é também a sétima atualização que o consórcio faz sobre a exploração de petróleo na região.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com