[weglot_switcher]

Trump diz que não quer novas centrais eólicas nos EUA. Ações da EDPR descem mais de 2%

Presidente eleito dos EUA quer impedir novas centrais eólicas de serem construídas. Intenção de Donald Trump afeta desempenho da família EDP em bolsa.
8 Janeiro 2025, 09h11

Donald Trump disse que não quer novas centrais eólicas nos EUA e as ações da família EDP estão a reagir negativamente.
“Vamos tentar ter uma política sem centrais eólicas a serem construídas”, disse o presidente eleito dos EUA. “Não funcionam sem subsídio. Não queremos energia que precise de subsídio”, afirmou em declarações reproduzidas pelo “The Hill”.
A EDP Renováveis desce 2,4% para mais de 9,5 euros, com a EDP a descer mais de 2% para mais de 3,1 euros.
Em maio, Donald Trump já tinha criticado as centrais eólicas offshore, prometendo terminar com as mesmas no “primeiro dia” na Casa Branca. Antes, acusou estas centrais marítimas de contribuírem para a morte de baleias, o que foi desmentido pelo National Oceanic and Atmospheric Administration.
A EDP tem vindo a desvalorizar a ameaça de Donald Trump, apontando que o apoio para as energias renováveis tem sido feito ao nível dos estados, incluindo o Texas, um bastião republicano.

Também os analistas têm dúvidas sobre o impacto da ação da Casa Branca no sector. “Nos próximos anos, não há muito que o presidente possa fazer para desacelerar projetos. Existe um pipeline robusto de projetos nos próximos anos”, disse David Brown da consultora Wood Mackenzie, dando o exemplo da eólica offshore “onde existe claridade para os próximos cinco a 10 anos” em termos de capacidade.

Apesar de apontar baterias às energias renováveis, os subsídios aos combustíveis fósseis atingiram um máximo histórico em todo o mundo, com os subsídios ao petróleo a dispararem 85% em 2022, segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA).

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.