[weglot_switcher]
1256963
Em Foco

Falta de água no sudoeste alentejano reduz em um terço economia dos pequenos frutos

Se as necessidades de rega no Perímetro de Rega do Mira fossem atendidas, os impactos no VAB e no emprego mais do que triplicariam e a receita fiscal quase triplicaria, destaca estudo da consultora EY Parthenon feito para a Lusomorango que será apresentado esta terça-feira.

Atualidade

Abertura do ano judicial marcada por apelo a reforma urgente na Justiça

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, vai reunir em fevereiro, no Parlamento, os agentes da Justiça para lançar “revolução cultural” no setor.

Associação aponta “vícios insanáveis” ao referendo sobre o Alojamento Local em Lisboa

O Tribunal Constitucional (TC) chumbou a proposta para o referendo sobre o Alojamento Local em Lisboa. Contudo, o Movimento Referendo pela Habitação já disse que vai “proceder à reformulação” da mesma, mas a Associação do Alojamento Local em Portugal reitera que o TC deixou claro que “a iniciativa nunca teria bases legais para avançar, por ser contrária à lei e conter vícios insanáveis”.
Exclusivo

Cabos submarinos potenciam “verdadeira economia do futuro” em Portugal

Luís Bernardino, professor da Universidade Autónoma de Lisboa, diz ao JE que “Portugal já é um importante player internacional na conectividade global”, pelo número de cabos submarinos que amarram no território e pelo número de cabos que cruzam as nossas águas territoriais, “mas especialmente pela atratividade das empresas globais que já identificaram Portugal como um ator relevante”.

Incêndios em Los Angeles provocam maior perda segurada da história dos EUA

Os incêndios florestais de Los Angeles, que reduziram bairros inteiros a ruínas, podem tornar-se os incêndios florestais mais custosos da história dos Estados Unidos: 20 mil milhões de dólares.

São Tomé e Príncipe: ADI rejeita governo e pede fiscalização ao Tribunal Constitucional

“A pessoa não foi indicada pela direção legítima do partido. Neste momento, a direção do partido não se identifica e demarca-se da indigitação. Não participaremos na tomada de posse”, disse ao JE o secretário-geral do ADI, Elísio d’Alva Teixeira

Áustria: extrema-direita mais próxima de entrar no governo

O líder do Partido da Liberdade da Áustria, Herbert Kickl, e os seus possíveis aliados conservadores chegam a acordo sobre o Orçamento – ou, pelo menos, sobre as suas linhas gerais.

Greener Act: startup madeirense promove hábitos sustentáveis

Recorrendo à aplicação, a Greener Act consegue calcular o impacto ambiental da sua viagem e depois fazer a respetiva compensação carbónica. Essa compensação carbónica é efetuada através da plantação de árvores.

Morreu o fotógrafo Oliviero Toscani, nome inseparável da ‘irreverência Benetton’

Morreu hoje o fotógrafo que revolucionou o marketing com a sua ‘lente’ arrojada e pouco convencional. Ao ponto de alguns dos seus trabalhos fotográficos terem sido proibidos em Itália e França, ou não fossem as imagens de Toscani uma arma política.

Luís Vicente: filho de empresário da pera rocha até à fruta desidratada

Luís Vicente teve no pai um exemplo empreendedor e, após concluir o 12º ano, juntou-se ao mesmo na empresa. Hoje, tem negócios em Portugal e Angola e não equaciona deixar de expandir a sua presença mundial.

Mercados

Bolsas derrapam mas Lisboa escapa com EDP a subir 2%

A energética contribui largamente para a subida que se registou no índice PSI, ao cabo da primeira sessão bolsista da semana. Entre as principais praças europeias, porém, o sentimento foi negativo.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

A Jerónimo Martins divulga as vendas preliminares do ano passado. Em 2023, as vendas da retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos cresceram 20,6% para 30,6 mil milhões de euros. 

Opinião

Pobreza: ano novo, o flagelo de sempre

A comparação com os congéneres europeus é desfavorável a Portugal, no que concerne à eficácia das prestações sociais enquanto instrumento de combate à pobreza.

Taiwan, uma carta estratégica equivocada

Ao priorizar a competição em detrimento da cooperação, Washington não apenas prejudica as relações bilaterais, mas também coloca em risco a estabilidade econômica e política global.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.