[weglot_switcher]

O piano virtuoso de Lugansky

O exímio pianista russo Nikolai Lugansky regressa ao Grande Auditório da Gulbenkian, em Lisboa, para interpretar Mendelssohn, Wagner e Beethoven.
18 Janeiro 2025, 22h00

Nascido em 1972, Nikolai Lugansky revelou desde muito cedo um enorme talento musical, surpreendendo todos, incluindo os seus pais. Com apenas cinco anos de idade e antes mesmo de iniciar a sua formação, sentou-se ao piano e interpretou na íntegra uma sonata de Beethoven que havia decorado.

Mais tarde, foi aluno da famosa pianista Tatiana Nikolaeva e de Sergei Dorensky, atual diretor da Escola de Música Tchaikovsky de Moscovo. Premiado em diversos concursos internacionais, como o Concurso Internacional Bach de Leipzig (1988), o Concurso Sergei Rachmaninov (1990) e o Concurso Internacional Tchaikovsky (1994), apresenta-se regularmente a solo e com algumas das mais importantes orquestras mundiais.

Na Gulbenkian Música, Lugansky irá interpretar, na primeira parte, Seis Canções sem Palavras, de Felix Mendelssohn-Bartholdy e a Sonata para Piano n.º 17, em Ré menor, op. 31 n.º 2, de Ludwig van Beethoven, Na segunda parte, irá brindar o público com quatro cenas de O Crepúsculo dos Deuses com arranjo seu, e uma ária de Tristão e Isolda adaptada por Liszt, entre outras peças.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.