Francois Villeroy de Galhau, governador do banco central francês e membro do Banco Central Europeu (BCE), alerta que as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, vão aumentar a incerteza económica.
Donald Trump assinou no sábado a ordem executiva para a aplicação de taxas aduaneiras aos produtos provenientes do Canadá, do México e da China. A assinatura determina a imposição de tarifas de 10% à China, de 25% ao México e de 25% ao Canadá, exceto no petróleo canadiano, que terá tarifa de 10%.
O governador do banco central francês disse ainda que as tarifas impostas pelo presidente norte-americano são “brutais” e vão afetar sobretudo o setor automóvel. “Todos perdem neste tipo de guerra comercial protecionista”, frisou.
Questionado se a União Europeia deve responder da mesma forma caso Donald Trump venha a impor tarifas, o responsável disse que tal resposta não deve ser descartada, mas pediu cautela, notando que o “fator chave é fortalecer a nossa economia”. O presidente dos EUA já disse que os produtos europeus vão ser sujeitos a taxas aduaneiras “muito em breve”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com