[weglot_switcher]

Chega quer auditoria aos sistemas de informação do INEM

O partido liderado por André Ventura requereu que o Governo “promova, com caráter de urgência, uma auditoria aos sistemas de informação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)”.
12 Fevereiro 2025, 10h42

O Chega deu entrada de um projeto de resolução, esta quarta-feira, em que recomendou a realização de uma auditoria aos sistemas de informação do INEM.

Recorde-se que entre 30 de outubro e 7 de novembro, aconteceu uma paralisação no INEM a que se juntou a greve geral da função pública a 4 de novembro. Estima-se que tenham ficado por atender mais de mil chamadas de emergência, tendo-se registado nos dias seguintes várias mortes que foram associadas à demora na resposta destes serviços.

“O Instituto Nacional de Emergência Médica é uma estrutura fundamental na prestação de cuidados de saúde às populações, que «tem por missão definir, organizar, coordenar, participar e avaliar as atividades e o funcionamento de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde»”, referiu o Chega no projeto que deu entrada no Parlamento.

No entanto, “o ano de 2024 ficou marcado pela crise no seio do INEM, com vários acontecimentos amplamente divulgados na comunicação social, desde a inoperacionalidade de ambulâncias e viaturas médicas, problemas com os helicópteros de emergência ou a reiterada falta de recursos humanos e degradação dos meios materiais, que colocam em causa de forma grave a prestação de socorro atempado e de qualidade no nosso país e a sua própria missão”, referiu o Chega.

“As questões da emergência médica e da prestação de socorro preocupam o CHEGA, na medida em que as graves falhas verificadas ao longo do último ano, têm posto em causa a garantia de socorro atempado e de qualidade às populações, pelo que considera de vital importância que se proceda de imediato a uma rigorosa e sistemática análise às matérias descritas, garantindo que a robustez do sistema não está comprometida”, apontou o partido.

Assim, o Chega requereu que o Governo “promova, com caráter de urgência, uma auditoria aos sistemas de informação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.