Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, e os eurodeputados Jussi Saramo, finlandês, e Isa Serra, do espanhol Podemos, foram impedidos de desembarcar no aeroporto internacional Hassan I, em El Aaiún, no Sara Ocidental, Marrocos, esta quinta-feira, enquanto membros de uma missão de observação do Parlamento Europeu.
Marruecos nos ha retenido de forma ilegal en El Aaiún, en Sáhara Occidental.
Nos impiden hacer nuestro trabajo como eurodiputados. No quieren que veamos con nuestros ojos el expolio de recursos y la vulneración de derechos humanos que sufre el pueblo saharaui. #Sáharalibre 🇪🇭 pic.twitter.com/RDHWcxCojW
— Isa Serra🙋🏽♀️ (@isaserras) February 20, 2025
Num vídeo partilhado nas redes sociais, Catarina Martins explica: “Disseram-nos simplesmente que somos personas non gratas e que, portanto, não podemos desembarcar. Não percebemos quem são as pessoas que nos estão a impedir, não se identificaram, também não percebemos de quem vem a ordem. Estamos a contactar as nossas embaixadas para tentar perceber o que é que se passa”.
Segundo o Esquerda.net, publicação em suporte eletrónico do Bloco de Esquerda, a visita tinha uma agenda organizada para “conhecer as violações dos direitos humanos e um encontro com a MiNURSO – Missão das Nações Unidas encarregada do cumprimento do referendo de autodeterminação do Sahara Ocidental -, incluindo ainda encontros com associações do próprio território ‘que denunciam a pilhagem dos recursos naturais por empresas europeias e marroquinas no território ocupado'”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com