[weglot_switcher]

Catarina Martins e dois outros eurodeputados impedidos de entrar no Sara Ocidental

Uma missão de observação do Parlamento Europeu composta pela portuguesa do Bloco de Esquerda, um finlandês e uma espanhola do Podemos foram barrados à chegada ao aeroporto internacional de El Aaiún, no Sara Ocidental, Marrocos. A denúncia foi feita pelos próprios nas redes sociais.
João Relvas/Lusa
21 Fevereiro 2025, 09h01

Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, e os eurodeputados Jussi Saramo, finlandês, e Isa Serra, do espanhol Podemos, foram impedidos de desembarcar no aeroporto internacional Hassan I, em El Aaiún, no Sara Ocidental, Marrocos, esta quinta-feira, enquanto membros de uma missão de observação do Parlamento Europeu.

Num vídeo partilhado nas redes sociais, Catarina Martins explica: “Disseram-nos simplesmente que somos personas non gratas e que, portanto, não podemos desembarcar. Não percebemos quem são as pessoas que nos estão a impedir, não se identificaram, também não percebemos de quem vem a ordem. Estamos a contactar as nossas embaixadas para tentar perceber o que é que se passa”.

Segundo o Esquerda.net, publicação em suporte eletrónico do Bloco de Esquerda, a visita tinha uma agenda organizada para “conhecer as violações dos direitos humanos e um encontro com a MiNURSO – Missão das Nações Unidas encarregada do cumprimento do referendo de autodeterminação do Sahara Ocidental -, incluindo ainda encontros com associações do próprio território ‘que denunciam a pilhagem dos recursos naturais por empresas europeias e marroquinas no território ocupado'”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.