A CALB anunciou hoje o lançamento da primeira pedra da fábrica de baterias em Sines, distrito de Setúbal, na segunda-feira.
Este é um investimento de dois mil milhões de euros, que vai criar 1.800 postos de trabalho e que poderá vir a pesar 4% no PIB nacional.
O arranque do projeto vai ser assinalado na segunda-feira num evento em Lisboa: “a construção de uma fábrica de baterias de lítio de última geração em Sines, um investimento histórico para a economia verde em Portugal”, pode-se ler no comunicado da empresa chinesa.
A fábrica vai ter uma capacidade de produção de 15 GWh de armazenamento de energia. O início da construção está previsto para 2025, estando totalmente operacional em 2028.
O projeto foi reconhecido pelo Governo Português como um Projeto de Interesse Nacional (PIN).
O objetivo da CALB é reforçar a sua presença “no mercado europeu de veículos elétricos (EV) e sistemas de armazenamento de energia (BESS). O projeto desempenhará um papel fundamental no fornecimento de baterias para o setor europeu da mobilidade elétrica, respondendo à crescente procura por soluções de energia limpa na região”.
A presidente do conselho de administração da CALB Liu Jingyu disse em comunicado: “Estamos entusiasmados por trazer este grande projeto para Sines, contribuindo para o futuro da energia verde em Portugal e apoiando a transição do setor automóvel europeu para os veículos elétricos. A nossa fábrica não só criará novos empregos, como também colocará Portugal na vanguarda da produção de baterias para veículos elétricos na Europa”.
“Este marco representa um passo decisivo no compromisso da CALB com a inovação e a liderança tecnológica no setor das novas energias, reforçando também a sua responsabilidade no caminho da segurança energética, do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável”, segundo a companhia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com