Os incêndios de Los Angeles podem ter adiado o anúncio das nomeações para a 97.ª edição dos Prémios da Academia, mas isso em nada afetou o filme que, até aí, se mantinha na liderança. Emilia Pérez, de Jacques Audiard, filme francês em língua espanhola, manteve-se no topo das nomeações,13 no total, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. Estas nomeações estabelecem um recorde nos Óscares para um filme de língua não inglesa, destronando Roma, de Alfonso Cuarón, que recebera 10 nomeações.
O audacioso musical tem-se revelado polémico desde a sua estreia em Cannes, onde ganhou duas Palmas (Melhor Atriz e Prémio do Júri), tendo arrebatado também o prémio de Melhor Filme (Comédia, Musical) nos Globos de Ouro. A protagonista de Emilia Pérez, Karla Sofia Gascón, fez história com a sua nomeação, tornando-se a primeira artista assumidamente transgénero nomeada para um Óscar.
A corrida estão, também, O Brutalista (vencedor do prémio de Melhor Filme – Drama nos Globos de Ouro) e Wicked. Ambos têm dez nomeações, incluindo para Melhor Filme. A reação negativa relativamente a O Brutalista devido à utilização de Inteligência Artificial (IA) durante a pós-produção, para melhorar o diálogo em húngaro dos atores Adrien Brody e Felicity Jones, não comprometeu as perspetivas de alcançar um Óscar, estando ambos os atores nomeados nas categorias de representação.
O filme biográfico de Bob Dylan, Um Completo Desconhecido, e o thriller Conclave receberam oito nomeações cada; seguindo-se Anora, que venceu a Palma de Ouro no ano passado, com seis; e Dune: Parte 2 e A Substância, com cinco nomeações cada.
Todos estão nomeados para Melhor Filme, juntamente com Nickel Boys. De referir ainda o filme do realizador brasileiro Walter Salles, Ainda Estou Aqui, com três nomeações no total, incluindo Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. A realizadora de A Substância, Coralie Fargeat, é a única mulher nomeada na categoria de Melhor Realizador, onde também figuram Sean Baker (Anora), Brady Corbet (O Brutalista), Jacques Audiard (Emilia Pérez) e James Mangold (Um Completo Desconhecido).
Na categoria das curtas-metragens, figuram “Anuja” (Netflix) e “A Única Rapariga da Orquestra” (Netflix), bem como “As Mulheres do Batalhão 6888” (Netflix). Apesar de não ter distribuidor americano, “No Other Land”, provável vencedor de Melhor Documentário, estreou-se nos cinemas em Portugal e já se encontra disponível no Filmin – e retrato cru e sem contemplações da agressão israelita aos palestinianos.
A contagem decrescente já começou e o frisson da famosa frase And the Oscar goes to… irá, mais uma vez, fazer-se sentir ao longo da cerimónia, que será apresentada pelo comediante Conan O’Brien. Poderá assistir aos Óscares, este domingo, 2 de março, em direto na RTP. A transmissão começa pelas 23h30 e prolonga-se pela madrugada dentro.
Melhor Filme
Melhor Realizador
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Ator Secundário
Melhor Atriz Secundária
Melhor Argumento Original
Melhor Argumento Adaptado
Melhor Filme de Animação
Melhor Filme Internacional
Melhor Documentário de Longa-Metragem
Melhor Banda Sonora Original
Melhor Canção Original
Melhor Fotografia
Melhor Montagem
Melhor Som
Melhor Design de Produção
Melhor Caracterização
Melhor Guarda-Roupa
Melhores Efeitos Visuais
Melhor Curta-Metragem Documental
Melhor Curta-Metragem (Live Action)
Melhor Curta-Metragem de Animação
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com