Analistas acreditam que o acordo de cessar-fogo vai prever alívios às sanções sobre os combustíveis fósseis russos, aliviando os preços do gás e petróleo nos mercados internacionais.
Dado o efeito carry-over de 1,4%, o país fica em linha para crescer acima de 2% “e até próximo de 2,5%”, avançou o ministro das Finanças. Já de olho na campanha, Miranda Sarmento destacou as medidas positivas para o país desta legislatura e garante que o PSD “está unido” em torno do seu líder.
Agências consideram que o próximo Governo vai ter que ter em atenção a trajetória orçamental, para não haver derrapagens. Alertam para atrasos na execução do PRR e que o país vai estar sob pressão para aumentar gastos com defesa nos próximos tempos.
O mais assertivo nas críticas à queda do Governo foi o CEO do BPI. João Pedro Oliveira e Costa disse que “o meu nível de desilusão é tão grande, tenho quase vontade baixar os braços, questionar se vale a pena votar, se vale a pena intervir, se alguém nos ouve”, afirmou.
Partidos querem ir depressa a votos para que país possa sair do impasse em que se encontra depois da queda do Governo. Na ressaca do braço de ferro do debate que consumou o chumbo da moção de confiança, PSD e PS definiram já o tom da campanha, com os socialistas a deixar um lembrete a Luís Montenegro quanto a cenários futuros de governabilidade.
O Governador alerta a banca que “tem de se preparar para mudanças de ciclo económico, porque elas existem”. Na macroeconomia o destaque vai a sua revelação de que Portugal criou um milhão de empregos nos últimos 10 anos.
Este pedido consta do mais recente boletim da propriedade industrial, datado de 11 de março, no qual Henrique Eduardo Passaláqua Gouveia e Melo surge como requerente do registo da marca “Movimento Gouveia e Melo Presidente”.
O regulamento da UE destinado aos criptoativos já foi transposto para a lei de vários Estados-membros mas, em Portugal, as empresas nem sabem ainda quem será o regulador do mercado. O mercado nacional está a desperdiçar oportunidades, investimentos e postos de trabalho qualificados.
A Comissão Europeia confirmou que, a partir de 1 de abril, irá impor “contramedidas” em resposta às tarifas norte-americanas de 25% sobre as importações de aço e alumínio.
O presidente do Clube dos Pequenos Acionistas diz ao JE que uma IPO do Novobanco é “desejável” e que a própria TAP poderia abrir capital ao público, algo que “não é incompatível com o processo de negociação com um parceiro estratégico”.
Portugal, mercado em que a Kiabi viu a faturação crescer 20% em 2024, apresenta-se como estratégico para a marca de moda francesa, garante o diretor-geral para Espanha e Portugal em entrevista ao JE.
Os dados macro divulgados na quarta-feira apontam para uma desaceleração da inflação a superar as expetativas em janeiro, aliviando a pressão sobre a Fed, que tem agora mais espaço para cortar nos juros. Esta quinta-feira, há dados da produção industrial nos países da zona euro em janeiro.
A Comissão Europeia reduziu a proteção legal do lobo, reacendendo o debate sobre o seu papel nos ecossistemas e o impacto económico da sua presença. A medida levanta preocupações sobre o futuro da espécie.
Evoco neste ensaio duas obras, duas autoras (melhor, três) para melhor ilustrar o percurso de algumas conquistas das mulheres em Portugal e na Europa. A primeira, uma peça de teatro, a segunda, uma biografia.