[weglot_switcher]

Pfizer interrompe desenvolvimento do comprimido experimental para perda de peso

Decisão surge após um paciente do estudo ter apresentado uma lesão hepática potencialmente induzida pelo medicamento denominado danuglipron.
14 Abril 2025, 18h27

A Pfizer anunciou, esta segunda-feira, que interrompeu o desenvolvimento do comprimido experimental para perda de peso danuglipron, depois de um paciente do estudo ter apresentado uma lesão hepática potencialmente induzida pelo medicamento. Esta lesão foi resolvida após a interrupção do tratamento, segundo a agência “Reuters”.

A empresa estava a testar múltiplas doses de uma versão do medicamento oral administrada uma vez ao dia, após ter abandonado o desenvolvimento de uma versão administrada duas vezes ao dia no final de 2023. Esta decisão foi motivada pelo facto de a maioria dos pacientes ter abandonado um teste intermédio devido a episódios frequentes de náuseas e vómitos, entre outros efeitos colaterais.

O danuglipron da Pfizer poderia ter sido uma alternativa conveniente no lucrativo mercado de medicamentos para perda de peso, atualmente dominado pelo Wegovy da Novo Nordisk e pelo Zepbound da Eli Lilly, que são administrados em injeções semanais.

Várias empresas estão a desenvolver medicamentos para emagrecimento, incentivadas pela enorme popularidade dos medicamentos injetáveis que têm como alvo uma hormona intestinal chamada GLP-1. A Lilly deve anunciar os resultados dos testes de Fase 3 do seu medicamento orforglipron a qualquer momento.

O analista da BMO Capital Markets, Evan Seigerman, afirmou que a descontinuação do comprimido GLP-1 pela Pfizer envia a empresa de volta ao ponto de partida, uma vez que os seus outros medicamentos contra a obesidade estão todos em fases iniciais de testes clínicos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.