Os Estados Unidos iniciaram uma investigação às importações nas áreas dos semicondutores e da indústria farmacêutica abrindo o caminho para que estes setores sejam alvo de tarifas, avança a CNN, tendo por parte registos federais consultados na segunda-feira.
As tarifas a estes dois setores, refere o canal televisivo, poderia avançar tendo por base motivos de segurança nacional. Estes registos, que devem ser publicados, na quarta-feira, adianta a CNN, estabelecem um prazo de 21 dias após a sua divulgação para a receção de comentários públicos, e dá conta da intenção da administração norte-americana em avançar com tarifas.
O presidente norte-americano anunciou a 2 de abril que iria aplicar tarifas a vários parceiros comerciais. Contudo a 9 de abril anunciou a suspensão das tarifas por 90 dias, depois dos mercados financeiros terem reagido mal ao anúncio. Durante este período de suspensão as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos baixaram para os 10%.
Contudo os Estados Unidos têm em vigor uma tarifa de 125% à China. Contudo nesta altura estão excluídas destas tarifas os smartphones, e vários produtos eletrónicos. É intenção da administração de Trump avançar também com tarifas diferenciadas aos setores dos semicondutores e da indústria farmacêutica.
Em retaliação às tarifas norte-americanas a China aplicou também uma tarifa de 125% aos Estados Unidos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com