Quando um casal ou dois co-mutuários fazem um crédito habitação juntos, muitas vezes não imaginam que, mais tarde, poderão precisar de separar-se desse compromisso financeiro.
Seja devido a um divórcio, separação ou outra circunstância, a grande dúvida é: é possível sair de um crédito habitação feito a dois? Sim, é possível, mas depende de alguns fatores.
Para remover um dos titulares do crédito, é necessário que o banco aprove a alteração. Geralmente, o banco faz uma análise para garantir que a pessoa que ficará responsável pelo empréstimo tem condições financeiras para assumir o pagamento sozinha. O processo envolve:
Se está no crédito como segundo titular e deseja sair, as opções são:
Sim, é possível transferir um crédito habitação para outra pessoa, mas precisa da aprovação do banco. A nova pessoa que assumir o crédito terá de passar por uma avaliação financeira, tal como acontece num pedido de crédito novo. Este processo pode ser uma solução quando, por exemplo, um dos titulares não quer mais a responsabilidade pelo crédito e há outra pessoa disposta a assumir.
Se se encontra nesta situação, o ideal é contactar o banco e avaliar as opções disponíveis para encontrar a solução mais adequada.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com