A Toyota e a Waymo (pertencente à Alphabet, a entidade proprietária da Google) anunciaram, na terça-feira, uma parceria estratégica com o objetivo de “acelerar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias ligadas à condução autónoma“.
Nesta parceria está também a Woven by Toyota (a cidade do futuro construída pela marca automóvel onde se testam vários tipos de tecnologias ligadas a áreas como a mobilidade), que vai contribuir ao nível do software e da inovação na área da mobilidade.
A parceria, explicam a Toyota e a Waymo, tem por base uma “visão partilhada” de melhoria ao nível da segurança rodoviária e de um propósito de uma mobilidade para todos.
As duas organizações vão combinar forças no sentido de aproveitarem os seus “pontos fortes” no desenvolvimento de uma nova plataforma de veículos autónomos.
Através da parceria será explorada a tecnologia autónoma da Waymo bem como a experiência acumulada da Toyota ao nível dos veículos, no sentido de se melhorar os veículos de propriedade individual da próxima geração.
A Toyota refere que tem promovido ao longo do tempo quer investigação quer desenvolvimento de ferramentas que permitam apoiar a sua visão de uma “política de zero acidentes de viação”, que é assente em três pilares que incluem as pessoas, os veículos e as infraestruturas de trânsito.
Para a marca automóvel a “condução automatizada e as tecnologias de segurança avançadas” desempenham um “papel central” na sua estratégia, o que é exemplificado pelo “desenvolvimento e implementação” ao nível global do Toyota Safety Sense (TSS), um conjunto de tecnologias de segurança avançadas da fabricante nipónica.
A parceria entre as duas empresas tem também por objetivo “acelerar ainda mais o desenvolvimento e a adoção de tecnologias de assistência ao condutor e de condução automatizada” para veículos de propriedade indiviual, com foco na melhoria constante ao nível da segurança.
Já a Waymo salienta o trabalho que tem feito ao nível da condução autónoma, onde já possui mais de 250 mil viagens por semana na área de São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin.
A Waymo reforça através dos milhões de quilómetros que já percorreu com os seus veículos autónomos foi possível constatar que esta tecnologia permitiu tornar as estradas mais seguras tendo em conta que os veículos estão envolvidos em menos 81% de acidentes causadores de ferimentos em comparação com os humanos.
A empresa pertencente à Alphabet destaca que está a desenvolver um condutor autónomo que pode ser utilizado em vários plataformas ao longo do tempo. A Waymo salienta que está a expandir o seu serviço de transporte, o Waymo One, reforçando que através desta parceria com a Toyota vai começar a “incorporar parte da sua tecnologia” nos veículos de propriedade individual.
O vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Hiroki Nakajima, salienta que a marca “está empenhada em construir” uma sociedade com zero acidentes de trânsito, e também em tornar-se uma “empresa de mobilidade que oferece mobilidade para todos”.
Hiroki Nakajima acrescentou que a empresa partilha um “forte sentido de propósito e uma visão comum” com a Waymo para o avanço da segurança através do uso de tecnologia de condução automatizada.
O responsável pela marca automóvel adiantou que a Toyota está “confiante” de que a colaboração com a Waymo vai ajudar a levar as soluções da marca a “mais pessoas” e a uma aproximação ao objetivo de uma sociedade com zero acidentes.
“As nossas empresas estão a dar um passo importante em direção a um futuro com mais segurança”, referiu o responsável pela fabricante de automóveis nipónica.
Já o co-CEO da Waymo, Tekedra Mawakana, salientou que a missão da empresa passa por ser “o condutor mais fiável” do mundo.
Para isso acontecer defendeu Tekedra Mawakana é necessário parceiros globais como a Toyota que “partilhem o compromisso de melhorar a segurança rodoviária” e de “expandir” a área do transporte acessível.
O responsável pela Waymo referiu que a organização está “ansiosa” por explorar esta parceria com a Toyota de modo a incorporar os veículos da Toyota na sua oferta de transporte e “levando a magia” da tecnologia de condução autónoma da Waymo aos clientes da Toyota.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com