A Disney anunciou, esta quinta-feira, planos para abrir o primeiro parque temático no Médio Oriente.
O resort será construído na ilha de Yas, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, através de uma parceria entre a Disney e a empresa local de lazer e entretenimento Miral.
A Disney já tem seis parques temáticos espalhados pela América do Norte, Europa e Ásia. O mais recente foi aberto em 2016 em Xangai, na China.
A empresa Miral é responsável pelo desenvolvimento da ilha de Yas como um destino turístico e já opera os parques SeaWorld e Warner Bros. World, onde está a ser construído um parque temático do Harry Potter.
No comunicado sobre o novo empreendimento, a Disney afirmou que os Emirados Árabes estão localizados a apenas quatro horas de voo de um terço da população mundial, a fazer assim do local um “importante portal para o turismo”. E acrescentou que 120 milhões de pessoas passam por Abu Dhabi e Dubai anualmente.
A ilha de Yas, com 25 quilómetros quadrados, fica a 20 minutos do centro de Abu Dhabi e a 50 minutos de Dubai.
O CEO da Disney, Robert Iger, descreveu os planos para a construção do novo parque como um momento “emocionante” para a empresa e disse que a Disneyland em Abu Dhabi será “autenticamente Disney e distintamente dos Emirados”.
O primeiro parque temático da Disney foi aberto em Anaheim, na Califórnia, em 1955. Depois disso, foi aberto o parque em Orlando, na Flórida, em 1971.
A expansão internacional começou em 1983, com um parque em Tóquio, no Japão, e depois em Paris, na França, em 1992. Então vieram Hong Kong, em 2005, e mais recentemente Xangai, em 2016.
“Este destino inovador representa uma nova fronteira no desenvolvimento de parques temáticos”, afirmou Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences.
O novo resort da Disney oferecerá entretenimento, acomodações temáticas, “experiências gastronómicas e de compras únicas”.
A ideia é unir o legado da Disney e a essência futurista de Abu Dhabi.
Segundo Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences, o parque nos Emirados Árabes “será o mais avançado e interativo de todo o portfólio”.
“A localização do parque é incrivelmente única, o que nos permitirá contar as nossas histórias de forma totalmente nova. Será uma celebração do que é possível quando a criatividade e o progresso se unem.”
Já o CEO da Miral, Mohamed Abdalla Al Zaabi, afirmou que trazer o parque temático da Disney para a região marca “mais uma conquista na nossa jornada de tornar a ilha um destino global de entretenimento e lazer de excelência”.
Mohamed Abdalla Al Zaabi acrescentou que o empreendimento vai “impulsionar o crescimento económico sustentável de Abu Dhabi e região”.
Também nesta quarta-feira (07/05), a Disney anunciou que teve resultados melhores do que o esperado nos primeiros três meses de 2025, com uma alta de 7% no lucro, que chegou a 23,6 mil milhões de dólares (20,9 mil milhões de euros).
O serviço de streaming Disney+ ganhou 1,4 milhões de assinaturas, a contrariar a expectativa da própria empresa, que previa um leve declínio de assinaturas devido ao aumento do preço.
O público também aumentou nos parques dos Estados Unidos, com visitantes a gastar mais, e houve um crescimento nas reservas de cruzeiros após o lançamento do novo navio ‘Disney Treasure’.
“Apesar das dúvidas quanto à incerteza macroeconómica ou à concorrência, eu estou animado com a força e a resiliência do nosso negócio”, disse Iger.
Dannie Hewson, chefe de análises financeiras da AJ Bell, disse que numa época em que muitos negócios nos EUA estão “preocupados com o potencial impacto das tarifas nos gastos dos consumidores, a Disney está a sentir-se confiante”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com