[weglot_switcher]

SIM Conference 2025 termina com prémio às melhores startups e bate recorde com 3.500 participantes

Ao longo dos dois dias, dezenas de startups apresentaram as suas soluções perante uma audiência composta por investidores, especialistas e empresas ligadas ao empreendedorismo.
12 Maio 2025, 22h59

A segunda edição da SIM Conference juntou 3.500 participantes, entre investidores, empreendedores e líderes do ecossistema, em dois dias de networking e debates sobre empreendedorismo, investimento, tecnologia e estratégias de crescimento, e aconteceu entre 8 e 9 de maio, na Alfândega do Porto.

A segunda edição do evento reuniu investidores, startups e outros players do ecossistema, e culminou com Pitch Battles distribuídas por seis categorias diferentes, de Fintech & Proptech, Product, Sports & Media, Healthtech & Wellness, Defense Tech, SaaS, AI & Machine Learning, Impact & Foodtech, além de eleger o Grand Prize Winner.

O Grand Prize Winner das Pitch Battles foi a startup Iplexmed, que desenvolve dispositivos de diagnóstico genético rápido, portátil e conectável-

Nos dois dias a SIM Conference contou com cerca de 400 startups, mais de 230 investidores, 190 palestrantes e mais de 100 sessões.

A SIM Conference promete voltar em 2026.

Os vencedores da Pitch Competition, foram a Impact & Foodtech: Omniflow – Desenvolve e fabrica a Omniled, uma plataforma de energia inteligente para a Internet das Coisas, alimentada por tecnologia solar e eólica própria e que inclui baterias, utilizada para vários serviços, como iluminação pública, sensores, wi-fi e videovigilância. Mas também a SaaS, AI & Machine Learning: Bandora – Ajuda os facility managers que desejam gerir um edifício no pico da sua eficiência, reduzindo a complexidade dos sistemas de automação. Com recurso a inteligência artificial, para lidar com o fluxo de dados em tempo real de sensores, equipamentos, dispositivos de IoT, clima e ocupantes, conseguem treinar um modelo de algoritmo preditivo e retornar instruções para reprogramar os Sistemas de Automação Predial.

Outra vencedora foi a Defense Tech: XPIM – 3d Printing – Desenvolve e constrói impressoras 3D, profissionais, de grande formato, prestando serviços de impressão 3D de grande volume, e competitivo.

Depois surge a Healthtech & Wellness: Iplexmed – Desenvolve a nova geração de dispositivos de diagnóstico genético rápido, portátil e conectável de qualidade laboratorial como o caso da NexaGuard para apoio à saúde a qualquer momento e em qualquer lugar.

A Product, Sports & Media: Framedrop – É uma plataforma de edição de vídeo baseada em IA que permite aos criadores de conteúdo produzir vídeos de alta qualidade de forma rápida e eficiente. Utilizando tecnologia avançada de IA, o Framedrop simplifica o processo de edição, automatizando tarefas complexas e oferecendo ferramentas poderosas para melhorar a criatividade e produtividade dos utilizadores.

Por fim a Fintech & Proptech: Indie Seguros – É uma mediadora de seguros B2B 100% digital, que ajuda freelancers, profissionais independentes e micro e pequenas empresas a terem os seguros de que precisam, em minutos, sem complicações e com grandes poupanças.

Após selecionados os vencedores por setor, a startup que recebeu o Grand Prize Winner foi a Iplexmed.

De referir que o Grand Prize Winner foi premiado com 2.000 euros, com uma participação numa semana imersiva na sede da Glovo, integração no programa Onion de 2 meses da NovaLegal, e ainda office hours com Ezequiel Abramzon, Founder & Brand Consultant da LALO.

Para além da competição, a SIM Conference 2025 destacou-se como palco para as ideias mais inovadoras do ecossistema, promovendo a colaboração entre startups e investidores. No total, o evento cresceu em todos os indicadores e contou com cerca de 3.500 participantes, mais de 400 startups, mais de 230 investidores, mais de 190 palestrantes e mais de 100 sessões.

“A segunda edição do SIM Conference é o reflexo do dinamismo, ambição e potencial do ecossistema empreendedor português e mostrou como esta aposta da Startup Portugal no Porto foi vencedora. Ver startups a conquistarem o palco, a ligarem-se a investidores e a criarem ligações com o mundo empresarial mostra que estamos no caminho certo para reforçar o papel de Portugal no empreendedorismo mundial”, revela António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.

A sessão de encerramento do evento contou com as intervenções de Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares, e de Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

“A cidade do Porto é, cada vez mais, um centro de inovação, uma cidade para a promoção das novas ideias e do empreendedorismo. É com satisfação que nos apresentamos como parceiros da SIM Conference e acolhemos mais uma edição desta conferência, reforçando a disponibilidade do Porto para fomentar o talento e o investimento, nacional e internacional”, afirma Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

A SIM Conference 2025 teve o apoio da Câmara Municipal do Porto (City host), da Google (Gold Sponsor), da Galp, Vodafone, PwC, Huawei, Câmara Municipal de Matosinhos e KPMG (Silver Sponsors), Empowered Startups e PAIH (Bronze Sponsors), Her Fund, Glovo e Remote (Supporters) e dos Parceiros iMatch, Sogrape, Liberty Comms, 3cket, 351, e como parceiros de comunidade a APCRI, Beta-i, Endeavor, Investors Portugal, Outsite Porto Mouco, PWIT e Prime Human Performance.

Através da parceria estabelecida com a KPMG, nesta edição de 2025, o evento contou também com a participação do BRP (Associação Business Roundtable Portugal) e da Associação de Empresas Familiares, bem como dos seus associados, numa aproximação do mundo corporate e das empresas familiares ao ecossistema de startups e capital de risco.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.