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Conheça os custos escondidos na fatura de telecomunicações

Sabe exatamente o que está a pagar na sua fatura de telecomunicações? Neste artigo, damos-lhe a conhecer cinco custos que podem estar a pesar no orçamento — e que, em alguns casos, podem ser evitados ou renegociados.
13 Maio 2025, 09h48

Costuma pagar sempre o mesmo valor pelo seu pacote de telecomunicações ou já se deparou com uma fatura mais elevada do que o esperado? A reação imediata pode ser reclamar junto da operadora, mas a questão impõe-se: analisou cuidadosamente todas as cláusulas do contrato, incluindo as letras pequenas?

Custos que podem estar escondidos:

  • Terminou o período de fidelização;
  • Aluguer da box;
  • Acesso a fibra ótica;
  • Custos de rescisão;
  • Promoções temporárias.

Existem, pelo menos, quatro despesas associadas a situações que podem fazer com que pagar mais do que esperava pelos serviços de telecomunicações.

1 – Terminou o período de fidelização

Suponhamos que possui um pacote de telecomunicações no valor de, por exemplo, 42 euros, sendo que o mesmo tem um período de fidelização de 24 meses. Findo este tempo de contrato, se optar por permanecer com os mesmos serviços (nas mesmas condições), é expectável que o valor da mensalidade suba para, por exemplo, 44 euros – normalmente, as operadoras procedem desta forma.

Importante:

Face a esta mudança de preço decorrente do fim do período de fidelização, é obrigatório receber um aviso prévio da operadora a informar desta alteração. Se tal não acontecer, não só tem direito a rescindir o contrato sem custos adicionais como pode recuperar as condições que possuía antes desta modificação.

2 – Aluguer da box

Ao comparar pacotes de telecomunicações, é comum que o valor publicitado pelas operadoras não inclua o custo do aluguer da TV Box. Este encargo, muitas vezes indicado em nota informativa ou no contrato, pode representar um acréscimo médio de 5 euros mensais.

Tanto a Vodafone, como a MEO e a NOS cobram 5,50 euros pelo aluguer de uma TV Box com gravador. Para ter acesso a:

  • Todos os canais;
  • Conteúdos em alta definição;
  • Videoclube;
  • Canais premium;
  • Aplicações interativas, pode ser necessário alugar este equipamento, pelo que deves tomar atenção a esta despesa.

3 – Acesso a fibra ótica

Se reside em zonas sem cobertura de fibra ótica, é provável que pague mais pelos serviços de telecomunicações, para além de que não beneficia de tanta qualidade de imagem na televisão e de uma Internet tão rápida.

Os consumidores que não possuem acesso à fibra – sendo, assim, servidos através da tecnologia de SatéliteADSL ou Tecnologia de Rede Móvel -, pagam cerca de 4 euros a mais por mês para um serviço muito menos completo, desde:

  • Internet mais lenta;
  • Menos de metade da velocidade;
  • Menos canais de televisão, etc.

Desta forma, na comparação dos valores das mensalidades dos pacotes de telecomunicações é essencial averiguar se o montante publicitado não será referente à oferta de fibra ótica (cujo preço será certamente mais reduzido do que a solução com satélite). Este é um custo escondido do qual se pode olvidar facilmente.

4 – Atenção aos custos de rescisão nas telecomunicações

Desde que entrou em vigor a nova legislação referente aos custos de rescisão dos contratos TV Net Voz que os consumidores portugueses deixaram de ser obrigados a liquidar todas as mensalidades em falta até ao término do período de fidelização, caso pretendessem rescindir antes do tempo.

Desde então, se o consumidor desejar rescindir o seu contrato tem de pagar o valor da instalação dos equipamentos e quaisquer ofertas adicionais que lhe tenham sido feitas à data da contratação. O único problema é que, devido ao aumento generalizado dos preços da instalação, os encargos com a rescisão passaram a ser, muitas vezes, mais elevados do que cumprir o contrato até ao fim.

Como tal, a anulação pode não compensar. Atualmente, as despesas com a instalação fixam-se em torno dos 200 e 300 euros – tome atenção a este valor que é obrigatório constar do contrato. É uma questão de se fazer as contas para avaliar se valerá a pena.

Caso opte por manter a fidelização por um período prolongado (geralmente de dois anos, quando os pacotes tendem a ser mais vantajosos), pode ser mais sensato optar por uma mensalidade ligeiramente superior, de modo a evitar custos inesperados ao longo do contrato.

Advertimos ainda para que se informes devidamente, antes de assinar qualquer contrato de telecomunicações, sobre quais são os custos associados à rescisão. Questione diretamente a operadora, pois esta informação nem sempre se encontra clarificada na Internet.

Além disso, é importante saber em que casos é possível rescindir sem custos: se a operadora não cumprir com o contrato (por exemplo, oferecendo uma velocidade de Internet inferior à acordada) ou em situações que impossibilitem o cumprimento do contrato, como mudanças de morada ou desemprego.

5 – Promoções temporárias

Quantas vezes não se vê um pacote promocional com um preço muito acessível e se aproveita para mudar de operadora e, por conseguinte, poupar consideravelmente? O pior acontece quando chega a fatura mensal com um montante mais elevado para pagar.

Portanto, antes de assinar o contrato, aconselhamos a que veja se a promoção é definitiva ou se será apenas temporária. No caso desta última opção, durante quanto tempo pagará uma mensalidade mais barata? Além disso, o aluguer da TV Box está incluído no valor da promoção? Trata-se de custos que podem estar disfarçados na sua fatura de telecomunicações.

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