Costuma pagar sempre o mesmo valor pelo seu pacote de telecomunicações ou já se deparou com uma fatura mais elevada do que o esperado? A reação imediata pode ser reclamar junto da operadora, mas a questão impõe-se: analisou cuidadosamente todas as cláusulas do contrato, incluindo as letras pequenas?
Custos que podem estar escondidos:
Existem, pelo menos, quatro despesas associadas a situações que podem fazer com que pagar mais do que esperava pelos serviços de telecomunicações.
Suponhamos que possui um pacote de telecomunicações no valor de, por exemplo, 42 euros, sendo que o mesmo tem um período de fidelização de 24 meses. Findo este tempo de contrato, se optar por permanecer com os mesmos serviços (nas mesmas condições), é expectável que o valor da mensalidade suba para, por exemplo, 44 euros – normalmente, as operadoras procedem desta forma.
Importante:
Face a esta mudança de preço decorrente do fim do período de fidelização, é obrigatório receber um aviso prévio da operadora a informar desta alteração. Se tal não acontecer, não só tem direito a rescindir o contrato sem custos adicionais como pode recuperar as condições que possuía antes desta modificação.
Ao comparar pacotes de telecomunicações, é comum que o valor publicitado pelas operadoras não inclua o custo do aluguer da TV Box. Este encargo, muitas vezes indicado em nota informativa ou no contrato, pode representar um acréscimo médio de 5 euros mensais.
Tanto a Vodafone, como a MEO e a NOS cobram 5,50 euros pelo aluguer de uma TV Box com gravador. Para ter acesso a:
Se reside em zonas sem cobertura de fibra ótica, é provável que pague mais pelos serviços de telecomunicações, para além de que não beneficia de tanta qualidade de imagem na televisão e de uma Internet tão rápida.
Os consumidores que não possuem acesso à fibra – sendo, assim, servidos através da tecnologia de Satélite, ADSL ou Tecnologia de Rede Móvel -, pagam cerca de 4 euros a mais por mês para um serviço muito menos completo, desde:
Desta forma, na comparação dos valores das mensalidades dos pacotes de telecomunicações é essencial averiguar se o montante publicitado não será referente à oferta de fibra ótica (cujo preço será certamente mais reduzido do que a solução com satélite). Este é um custo escondido do qual se pode olvidar facilmente.
Desde que entrou em vigor a nova legislação referente aos custos de rescisão dos contratos TV Net Voz que os consumidores portugueses deixaram de ser obrigados a liquidar todas as mensalidades em falta até ao término do período de fidelização, caso pretendessem rescindir antes do tempo.
Desde então, se o consumidor desejar rescindir o seu contrato tem de pagar o valor da instalação dos equipamentos e quaisquer ofertas adicionais que lhe tenham sido feitas à data da contratação. O único problema é que, devido ao aumento generalizado dos preços da instalação, os encargos com a rescisão passaram a ser, muitas vezes, mais elevados do que cumprir o contrato até ao fim.
Como tal, a anulação pode não compensar. Atualmente, as despesas com a instalação fixam-se em torno dos 200 e 300 euros – tome atenção a este valor que é obrigatório constar do contrato. É uma questão de se fazer as contas para avaliar se valerá a pena.
Caso opte por manter a fidelização por um período prolongado (geralmente de dois anos, quando os pacotes tendem a ser mais vantajosos), pode ser mais sensato optar por uma mensalidade ligeiramente superior, de modo a evitar custos inesperados ao longo do contrato.
Advertimos ainda para que se informes devidamente, antes de assinar qualquer contrato de telecomunicações, sobre quais são os custos associados à rescisão. Questione diretamente a operadora, pois esta informação nem sempre se encontra clarificada na Internet.
Além disso, é importante saber em que casos é possível rescindir sem custos: se a operadora não cumprir com o contrato (por exemplo, oferecendo uma velocidade de Internet inferior à acordada) ou em situações que impossibilitem o cumprimento do contrato, como mudanças de morada ou desemprego.
Quantas vezes não se vê um pacote promocional com um preço muito acessível e se aproveita para mudar de operadora e, por conseguinte, poupar consideravelmente? O pior acontece quando chega a fatura mensal com um montante mais elevado para pagar.
Portanto, antes de assinar o contrato, aconselhamos a que veja se a promoção é definitiva ou se será apenas temporária. No caso desta última opção, durante quanto tempo pagará uma mensalidade mais barata? Além disso, o aluguer da TV Box está incluído no valor da promoção? Trata-se de custos que podem estar disfarçados na sua fatura de telecomunicações.
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