As redes de comunicações em Espanha voltaram a estar parcialmente em baixo esta terça-feira depois de uma atualização, explicou a Telefónica, a operadora mais afetada. Este apagão surge meras três semanas após a Península Ibérica ter ficado praticamente às escuras durante meio dia.
As operações foram, entretanto, restabelecidas, reportou a operadora, que detém a segunda maior quota de mercado em Espanha, atrás apenas da MasOrange, detida pelos neerlandeses da Orange. O apagão afetou apenas a linha fixa de telefone e o serviço de internet, sendo que as comunicações móveis permaneceram operacionais, embora haja relatos de perturbações em todos os serviços de voz nos meios de comunicação espanhóis.
Também as linhas de emergência sofreram interrupções e problemas de funcionamento.
“Todos os serviços foram restabelecidos, com exceção de um ou dois casos em que as equipas ainda estão a trabalhar”, afirmou o diretor de operações da Telefónica, Sergio Sánchez.
As regiões mais afetadas foram, segundo os reportes feitos ao portal ‘DownDetector’, Aragão, Valência, a Andaluzia, Extremadura, Navarra, o País Basco e algumas zonas de Madrid, detalha a Reuters. Os reportes começaram por volta das 2 horas da madrugada locais (1h da manhã em Lisboa), com 72% a referirem quedas de energia, 18% afirmavam não ter sinal e 10% falavam numa total quebra de energia.
O governo espanhol já disse, através do ministro para a Transformação Digital e Serviços Civis, estar a “monitorizar a situação”.
Estes problemas nas redes de comunicações surgem menos de um mês após o apagão que colocou Espanha e Portugal sem eletricidade durante largas horas, causando perturbações sérias à vida dos cidadãos e à economia de ambos os países. Centenas de voos foram afetados, sistemas de controlo de tráfego deixaram de funcionar e os terminais de pagamento também, levando a maioria das empresas a fecharem portas da parte da tarde.
Também nessa ocasião os sistemas de comunicações ficaram inoperativos.
As causas para esse apagão, a 28 de abril, não são ainda conhecidas. Em Espanha, um inquérito formal está em curso, em parte para determinar se o incidente terá sido motivado por um ataque cibernético.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com