[weglot_switcher]

Rússia consolida controlo de Belgorod e Kursk antes de negociar com Kiev

Três telefonemas e um acordo de paz a que não se conhece nem o calendário nem a agenda. Para já, a Rússia quer todos os ucranianos fora do seu território.
25 Maio 2025, 23h00

Num contexto de negociações para um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia – lançadas pelo presidente Donald Trump mas ainda sem concretização à vista – as forças russas preocuparam-se, nos últimos dias, por consolidar o controlo de Belgorod e Kursk, regiões russas que estiveram debaixo da alçada das forças ucranianas. A acreditar na comunicação social russa, que cita o comandante das Forças Especiais de Akhmat, Tenente-General Apty Alaudinov, “as forças russas controlam totalmente as regiões fronteiriças de Belgorod e Kursk, com os contra-ataques da Ucrânia a serem frustrados”.

“A situação nas regiões de Kursk e Belgorod está sob controlo. O inimigo vem tentando estabelecer-se ali há muito tempo, mobilizando muitos efetivos e veículos de combate”, disse à agência TASS. “Nenhuma dessas supostas contraofensivas teve sucesso, resultando em grandes perdas para o exército ucraniano. Em geral, pode dizer-se que o território das regiões de Belgorod e Kursk está sob controlo”.

O posicionamento é importante para a Rússia, se se confirmar um dos pontos da agenda possível das negociações: o congelamento das posições dos dois exércitos – o que quer dizer que, por um lado, a Rússia dirá que quer passar a deter os oblasts do leste da Ucrânia que ocupa militarmente (Zaporizhzhia, Kherson, Donetsk e Luhansk), e, por outro, que não pode ter, paralelamente, posições ucranianas no interior do seu território.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.