Já há data para a escolha do sucessor de Pedro Nuno Santos. A Comissão Nacional do Partido Socialista (PS) aprovou a proposta de Carlos César, presidente do partido, para a realização das eleições diretas para novo secretário-geral dos socialistas nos dias 27 e 28 de junho.
Até agora, apenas o antigo ministro José Luís Carneiro se apresentou à corrida para a liderança do partido, que tem como data limite para apresentação de candidaturas o dia 12 de junho.
A proposta para eleições primárias, apresentada por Daniel Adrião, que pretendia que o novo líder socialista do PS fosse escolhido depois das eleições autárquicas, foi chumbada.
“E que, depois das eleições autárquicas e quando a liderança que, entretanto, for eleita entender mais adequado, se realizam as eleições para delegados ao Congresso do Partido Socialista”, afirmou.
De acordo com Carlos César, o ex-ministro da Administração, o “candidato mais forte” – e único, até agora – “será José Luís Carneiro”. Mas vai “assegurar oportunidades iguais para todos”, garantiu.
Outro dos nomes levantados para a corrida é o de Mariana Vieira da Silva, ex-ministra de António Costa, que não afastou a hipótese de vir a ser candidata à liderança do partido. Em declarações à SIC Notícias, a governante reconheceu estar “disponível para ajudar o partido a voltar a merecer a confiança dos portugueses e isto significa participar”. “Estou disponível a encontrar um caminho de união, afirmou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com