[weglot_switcher]
1302950
Em Foco

Tecnológica americana ameaça desinvestir em Portugal devido a burocracia “asfixiante”

O CEO da Cloudflare afirmou que o ambiente de negócios no país tem piorado significativamente desde que a empresa iniciou os seus investimentos, acusando o Governo de não cumprir promessas feitas para facilitar a operação das empresas. Não hesitou ainda em comparar Portugal a outros mercados emergentes, como a Colômbia e o Chile, sugerindo que estes países oferecem condições mais atraentes.

Atualidade

Sonae anuncia MBO das marcas MO e Zippy com a atual equipa de gestão

O consórcio comprador é composto por Francisco Pimentel, CEO da MO, e pelo Fundo Mercúrio, da Oxy Capital. A operação representa um encaixe de cerca de 20 milhões de euros.

Analistas divididos sobre impacto da queixa de retalhistas sobre modelo de negócios da Visa e Mastercard

Entidades que representam empresas como o Aldi, a Amazon, Carrefour, eBay, H&M e Ikea entregaram uma queixa na Comissão Europeia sobre a “opacidade e complexidade” das “taxas elevadas” cobradas pela Visa e Mastercard. Analistas consultados pelo JE referem que a queixa pode causar disrupção no modelo de negócio das duas empresas que dominam as redes de pagamento, enquanto outros afirmam que o apelo feito pelos retalhistas “não deve ter qualquer impacto, pelo menos para já”.

Dono do Lidl é o 37.º mais rico do mundo

O empresário alemão Dieter Schwarz surge com uma fortuna avaliada em 36 mil milhões de euros.

“Há cada vez mais americanos a investir em imobiliário em Portugal no pós-Trump”, diz CEO da Keller Williams

O pós-Covid e a instabilidade política criada com o regresso de Donald Trump à Casa Branca estão a levar a classe média americana a emigrar para Portugal ou a transferir os seus investimentos imobiliários para o país, tendo em conta a instabilidade e a menor rentabilidade que estimam ter nos próximos anos nos Estados Unidos. A ideia é transmitida em entrevista ao Jornal Económico (JE) por Marco Tairum, CEO da mediadora imobiliária norte-americana em Portugal.

Investidores demasiado otimistas com negociações das tarifas entre EUA e União, alerta UBS

O banco suíço alerta que o adiamento das tarifas de 50% sobre a União Europeia até 9 de julho não esconde a incerteza sobre o comércio global. Menos otimistas, os empresários procuram um alívio na chamada ‘regra da primeira venda’.

Quatro ex-executivos da Volkswagen condenados na Alemanha em escândalo do gasóleo

O antigo diretor de Desenvolvimento de Motores do construtor automóvel alemão, Jens Hadler, foi condenado a 4,5 anos de prisão, enquanto outro quadro superior, Hanno Jelden, foi condenado a dois anos e sete meses. Um antigo membro do Conselho de Administração do grupo Volkswagen, Heinz-Jakob Neusser, foi condenado a um ano e três meses, pena que foi comutada por liberdade condicional. Já um outro executivo, que não foi identificado, foi condenado a um ano e 10 meses, igualmente comutáveis.

Miguel Maya: “em 2011 foram três bancos portugueses que salvaram o país” mas CEO do BPI diz que “não foi bem assim”

Os CEO do BPI, João Pedro Oliveira e Costa; do Crédito Agrícola, Licínio Pina; Miguel Maya, presidente do BCP; presidente da CGD, Paulo Macedo; e Pedro Leitão, presidente do Banco Montepio, falavam na conferência anual do Diário de Notícias e do Dinheiro Vivo sobre banca e setor financeiro – Money Conference 2025, num painel intitulado “A banca e o setor financeiro na era da incerteza”. O tema da consolidação bancária atravessou todo o debate, numa altura em que o Novobanco vai para o mercado e já há vários bancos a posicionarem-se.

Bancos criticam excessiva regulação e regulador considera que regras os têm fortalecido

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) criticou hoje a excessiva regulação sobre a banca, enquanto a vice-governadora do Banco de Portugal considerou que a regulação fortaleceu os bancos e não impede os lucros.

Lagarde diz que papel internacional do euro pode crescer e superar o dólar

A presidente do BCE esteve presente na conferência ‘Europe’s role in a fragmented world: A spotlight event with Christine Lagarde’, que se realizou em Berlim.  Segundo Lagarde, o papel do dólar tem vindo a cair ao longo dos anos e atualmente representa 58% das reservas internacionais, o nível mais baixo em décadas, embora ainda esteja significativamente acima da participação do euro, que é de 20%.

Conheça o programa da Rota do Crescimento que reúne especialistas em Santarém para debater inovação e resiliência empresarial

A cidade de Santarém acolhe mais uma edição da “Rota do Crescimento”, iniciativa que junta empresários, gestores e especialistas para debater os principais desafios e oportunidades do crescimento empresarial em Portugal.

Vodacom ultrapassa 12 milhões de clientes em Moçambique mas receitas voltam a cair

“Moçambique teve um ano desafiador, com uma queda de 12,8% [nas receitas] devido à reavaliação de preços e às tensões pós-eleitorais. Felizmente, o impulso comercial [para o grupo Vodacom] de Moçambique melhorou em março de 2025, abrindo espaço para um ano fiscal de 2026 melhor”, lê-se no relatório financeiro do ano fiscal (2025) terminado em 31 de março, a que a Lusa teve hoje acesso.

Mercados

Semana arranca no ‘verde’ para as praças europeias

Depois de Donald Trump anunciar um adiamento na aplicação de tarifas de 50% à Europa, os investidores animaram e os mercados europeus terminaram o dia a registar ganhos.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

A Mota-Engil apresenta os resultados do primeiro trimestre esta terça-feira. Tem início a II Conferência de Energia da CPLP.

Opinião

Divorciados da realidade

A manipulação do vocabulário diplomático transforma o sofrimento humano em instrumento geopolítico. As redes sociais agravaram esse cenário.

Depois das eleições: o comum como tarefa

A profissionalização da política é um atalho que evita o envolvimento da sociedade civil. Empobrece a democracia e convida a perpetuar quem fica de fora e quem fica de dentro. 

Por uma Ministra do Futuro

A ministra do Futuro deveria liderar uma estratégia nacional de inovação, prospetiva e de transformação. Para construirmos futuros desejáveis para Portugal – em vez de apenas reagirmos aos indesejáveis.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.