Os grandes eventos desportivos têm tido um impacto positivo nos setores da hospitalidade local das cidades anfitriãs, segundo uma análise do Mastercard Economics Institute.
Munique foi a mais recente cidade a receber a final da UEFA Champions League, a 31 de maio, sendo esperado que o setor hoteleiro da cidade tenha registado um impacto positivo.
Os dados da final da UEFA do ano passado, que se realizou em Londres, mostram que as despesas em restaurantes e bares num raio de três quilómetros do estádio aumentaram 7,4%. Já na final do campeonato europeu, em Berlim, registou-se uma subida de 130% nas despesas em restaurantes e bares.
A final da Liga dos Campeões de 2023, que se realizou em Istambul, contribuiu com 120 milhões de dólares para a economia local, com as despesas dos turistas relacionadas com o jogo a aumentarem 46% de ano para ano.
Natalia Lechmanova, economista-chefe para a Europa do Mastercard Economics Institute, afirma que “nos últimos anos, eventos desportivos como a UEFA Champions League impulsionaram significativamente as economias das regiões que os acolhem, beneficiando as empresas locais muito para além dos estádios”.
“Como a Economia da Experiência continua a prosperar em toda a Europa, os adeptos estão a dar prioridade às viagens e aos eventos ao vivo, criando oportunidades duradouras para as empresas locais em cidades como Munique”, refere.
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