[weglot_switcher]
1318134
Em Foco

Tarifas: maiores economias europeias querem firmeza nas negociações com os EUA

Alemanha e França querem, em conjunto com a Comissão, firmeza até à decisão final que entrará em vigor a 1 de agosto. Mas há no bloco uma linha menos dura, liderada pela Itália, que prefere contemporizar. Em Portugal, os empresários têm esperança que a tarifa efetiva se inferior aos 30%.

Atualidade

“Estado não vai fazer saldos e vai vender TAP pelo preço justo. Se vale 3,2 mil milhões, não acredito”, diz presidente da CTP

Francisco Calheiros refere que será o mercado a decidir o valor a pagar pela companhia aérea portuguesa e que não deve ser por isso que a TAP não deixará de ser privatizada. Líder da CTP afirma ainda que “à cautela” o governo deve levar em consideração no processo de privatização a questão do Hub, que “não é para perder”.
Exclusivo

Prazo médio de pagamento no setor público agravou-se para 73 dias, mais do dobro do prazo legal da UE

É um agravamento de cinco dias em relação ao ano passado e mais do dobro do limite imposto por Bruxelas, com setores como os transportes ou a saúde a ficarem mais de 10 dias acima deste valor. Média europeia manteve-se estável em 69 dias.

Tarifas: União Europeia, México e Canadá com taxas aduaneiras entre os 30% e os 35%

São três dos maiores blocos em termos de participação nas importações norte-americanas – com o Canadá a ser negativamente discriminado em relação aos outros dois. Mas há outros países com mais razões de queixa.

Alívio no IRS deverá chegar ainda no verão

Ao contrário daquilo que aconteceu no ano passado, André Ventura entendeu-se com Luís Montenegro na redução do IRS, e até conseguiu comprometer já o Orçamento do Estado para 2026 com um alívio adicional de 0,3 pontos do 2.º ao 5.º escalões. AD e Chega também se uniram para rejeitar a proposta do PS que visa garantir que a devolução das propinas. Socialistas insistem e levam a medida a votação no último plenário antes das férias parlamentares. É uma “última oportunidade” para estas duas forças políticas “repensarem se os jovens são um investimento ou um fardo nas suas agendas”, diz a deputada Sofia Pereira, em declarações ao Jornal Económico (JE).

Sinistros cibernéticos disparam 61% na Europa

Os setores financeiro, serviços, comunicação e media foram os mais afetados segundo um relatório da Marsh.

ISEG lança primeiro ‘chatbot’ com IA generativa no ensino superior em Portugal

Solução de comunicação inovadora, disponível a partir de agora no site do ISEG, foi criada pela tecnológica portuguesa Noesis, com software desenvolvido com base na plataforma Azure OpenAI da Microsoft. Projeto envolveu equipas de IT, Marketing e Serviços Académicos, estudantes e docentes da Escola presidida por João Duque.

Da Luz ao Dragão: Benfica e FC Porto podem fazer maior investimento de sempre

Entre a Luz e o Dragão joga-se um clássico: quem gasta mais depois de uma época frustrante. Villas-Boas já vai a meio do maior investimento de sempre e Rui Costa tem eleições em outubro (um tónico que normalmente exige uma forte abertura dos cordões à bolsa.

CONFAGRI quer impedir cortes à agricultura no Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia

Em cima da mesa está a possibilidade de um corte de 20% nas verbas destinadas à agricultura. Numa altura em que a Europa alinha no setor da defesa, Idalino Leão, presidente da associação, recorda que a independência alimentar é uma questão de soberania.

Fundo do Panamá desce participação nos CTT para menos de 5%

Em comunicado ao mercado, os CTT revelam que a Green Frog Investments com sede no Panamá reduziu a sua participação no capital da empresa portuguesa de 5,15%, que detinha desde 2021, para 4,925% a 8 de julho.

Ainda há riscos orçamentais apesar do excedente do 1.º trimestre, avisa UTAO

No relatório publicado hoje, sobre as Contas das Administrações Públicas: janeiro a março de 2025, a UTAO destaca que “o saldo orçamental das Administrações Públicas (AP) em contabilidade nacional foi ligeiramente excedentário (0,2% do PIB), impulsionado pelo excedente do subsector Fundos de Segurança Social”.

“Maligna e megalomaníaca”: Paul Krugman critica tarifas de Trump sobre o Brasil

Segundo o economista, prémio Nobel da Economia em 2008, com a sobretaxa, “Trump finge que existe uma justificação económica. Trata-se apenas de punir o Brasil por colocar Jair Bolsonaro em julgamento”.

Médio Oriente: plano de cessar-fogo ainda não foi totalmente abandonado

O enviado especial dos Estados Unidos para o Médio Oriente, Steve Witkoff, ainda acredita que há uma pequena hipótese de o cessar-fogo vir a ser acordado. Entretanto, Israel analisa novos planos de retirada de parte das IDF do enclave de Gaza.

São Tomé e Príncipe agradece apoio de Portugal e Angola

Na comemoração dos 50 da independência, o Presidente de São Tomé e Príncipe destacou o apoio de Portugal e Angola no percurso da história ‘autónoma’ do país.

Entrevista

Ana Alcobia: “O importante é continuarmos a atrair os locais ao Time Out Market e que sintam o mercado na Ribeira como deles”

O Time Out Market é a mais concorrida atração turística em Lisboa, captando quatro milhões de visitantes por ano. Em 5 Minutos, ao JE e na TSF, Ana Alcobia, responsável pelo Time Out Market em Lisboa e no Porto, garante que investem nos bairros, trabalham com as associações de moradores, e querem continuar a cativar os habitantes locais. São espaços grandes, dinâmicos, e uma ideia portuguesa que já se internacionalizou para 11 locais diferentes.

Mercados

Trump avança com tarifas de 30% à UE antes a época de resultados arrancar em Wall Street

A banca norte-americana começa a apresentar contas já na terça-feira. Até lá, as tarifas continuam no centro das atenções e, no fim de semana, o presidente dos EUA anunciou tarifas de 30% às importações que chegam da UE.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana vai ficar marcada pela inflação na zona euro em junho e pelo arranque da época de resultados nos EUA, onde alguns dos maiores ‘players’ da banca, desde o JPMorgan ao Bank of America, apresentam contas do segundo trimestre.

Opinião

Liderar em tempos de incerteza “musculada”: equilíbrio, foco e eficácia

As crises podem fragilizar ou fortalecer as organizações. São momentos que requerem pensamento realista-positivo, foco nas metas/resultados a alcançar, resiliência face à adversidade, capacidade de agregar pessoas.

Direitos televisivos, uma oportunidade para o futebol português

A centralização dos direitos televisivos não pode ser vista como um mecanismo para nivelar por baixo, mas sim como uma oportunidade para elevar a competitividade e a qualidade do futebol português no seu todo.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.