[weglot_switcher]

SIBS anuncia que Madalena Cascais Tomé sai em setembro

Os bancos, donos da SIBS, foram apanhados de surpresa e ainda não têm nenhum sucessor em vista, apurou o Jornal Económico.
SIBS Madalena Cascais Tomé
23 Julho 2025, 13h30

Depois da notícia do jornal Eco, a SIBS comentou a saída da CEO, Madalena Cascais Tomé, em resposta ao contacto do Jornal Económico, dizendo que “após mais de uma década na liderança executiva da SIBS, a CEO, Madalena Cascais Tomé, irá abraçar um novo desafio internacional”.

A sua saída ocorrerá durante o mês de setembro, e após essa data as funções executivas no Conselho de Administração da SIBS serão exercidas pelo Presidente do Conselho de Administração, Vítor Fernandes, revela a empresa de meios de pagamento.

A SIBS é uma empresa detida pelos principais bancos portugueses, como a CGD, BCP, Novobanco, Santander Totta e BPI.

Os bancos, donos da SIBS, foram apanhados de surpresa e ainda não têm nenhum sucessor em vista, apurou o Jornal Económico.

“Sob a liderança de Madalena Cascais Tomé a SIBS lançou produtos e serviços inovadores como o MB Way – que conta atualmente com mais de 6.5 milhões de utilizadores e que é interoperável com outras soluções europeias contribuindo ativamente para a soberania europeia dos pagamentos – solidificou a sua presença internacional – com a criação da SIBS Roménia e a aquisição da Paytel, e expandiu a atividade para novas áreas, como o SIBS ESG, a certificação digital Multicert e as soluções Metacase”, revela a empresa.

“A SIBS ganhou maior robutez e acelerou inovação oferecendo aos seus mais de 220 milhões de utilizadores, em quatro continentes, soluções digitais, nomeadamente na área dos pagamentos e de certificação, mais modernas, fiáveis e seguras”, conclui a empresa de pagamentos.

Na semana passada a SIBS anunciou que os utilizadores da app MB Way já podem fazer pagamentos contactless via tecnologia NFC no IPhone. Através desta atualização que está a ser disponibilizada aos utilizadores de forma gradual, passa a ser possível realizar pagamentos por aproximação diretamente com o iPhone, utilizando o MB Way – à semelhança do que já era possível em dispositivos Android.

A funcionalidade de pagamentos contactless via tecnologia NFC (Near Field Communication) já está assim disponível para utilizadores da app MB Way com equipamentos iOS.

No seu legado para o próximo presidente da SIBS nem tudo são rosas. Em 2024 a SIBS, empresa responsável pelo Multibanco e MB Way, foi multada pela Autoridade da Concorrência (AdC) em quase 14 milhões de euros por abuso de posição dominante no setor dos serviços de pagamento eletrónicos. A SIBS contestou a decisão e recorreu da multa. 

“A prática em causa obrigava os emitentes e adquirentes de cartões que procuravam aceder aos sistemas de pagamento desta empresa a contratar também os seus serviços de processamento”, disse ontem o presidente da Autoridade da Concorrência aos deputados na COFAP.

“Esta prática de vendas ligadas (tying) restringia a liberdade de escolha dos consumidores e prejudicava a entrada de operadores concorrentes, tendo sido sancionada no atual mandato com uma coima no valor de 13.869.000 euros, que correspondeu a 7,2% do volume de negócios – a maior coima em termos percentuais alguma vez aplicada pela Autoridade da Concorrência em casos de abusos de posição dominante”, disse Nuno Cunha Rodrigues.

“Este processo foi instaurado oficiosamente, na sequência de um procedimento de supervisão e acompanhamento do setor financeiro, em particular de um inquérito dirigido a um conjunto de empresas do setor financeiro baseadas em tecnologias digitais (fintech)”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.