A governadora da Reserva Federal norte-americana (Fed), Lisa Cook, que tem estado na mira do presidente norte-americano, Donald Trump, que a acusa de fraude fiscal, declarou a propriedade que tem em Atlanta como casa de férias, avançou no sábado a agência noticiosa Reuters. Isto vem contrariar os argumentos que têm sido utilizados por organismos da administração norte-americana para afastar Lisa Cook da Fed.
De acordo com documentos consultados pela Reuters esse comprovativo é datado de 28 de maio de 2021, e foi emitido a Cook pela cooperativa de crédito nas semanas anteriores à conclusão da compra e mostra também que a atual governadora da Fed informou o credor de que a prioridade em Atlanta não seria a sua residência principal.
No início de setembro o Departamento de Justiça norte-americano confirmou que tinha iniciado uma investigação a Lisa Cook, por alegada fraude hipotecária, através da emissão de intimações para o júri de instrução da Geórgia e do Michigan, de acordo com documentos consultados pela agência noticiosa Reuters e por uma fonte conhecedora do processo.
A agência noticiosa salientou que a investigação surge depois de uma denúncia do diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional, Bill Pulte. Este processo acabou por ‘cair’ nas mãos do procurador-geral assistente especial dos Estados Unidos, Ed Martin, que foi nomeado para o cargo pela Procuradora-Geral, Pam Bondi, para auxiliar nas investigações de fraude hipotecária envolvendo funcionários públicos. A este processo junta-se ainda os escritórios dos procuradores dos Estados Unidos no Distrito Norte da Geórgia e no Distrito Leste de Michigan, de acordo com a Reuters.
Bill Pulte, referiu a Reuters, acusou Lisa Cook, de cometer fraude quando listou mais do que um imóvel como residência principal quando solicitou hipotecas, “potencialmente para garantir taxas de juro mais baixas”. Lisa Cook tem imóveis listado no Michigan, na Geórgia e em Massachusetts.
A Reuters refere que os documentos que têm sido citados por Bill Pulte, referentes aos empréstimos de Lisa Cook, referem que as propriedades em Atlanta e Michigan, da governadora da Fed, se destinavam a residência principal. Mas a documentação que foi analisada pela Reuters, para a casa em Atlanta, que foi apresentado a um tribunal da Geórgia, indica que essa casa, [em Atlanta], tinha como propósito férias.
A agência noticiosa adiantou também, na semana passada, que o pai e a madrasta de Bill Pulte declararam duas casas em dois estados diferentes como residência principal. Isso levou a que uma cidade, no Michigan, retira-se a isenção fiscal para a sua casa e a cobrar impostos em atraso ao casal.
A agência noticiosa avança também que Lisa Cook nunca solicitou isenção de impostos para a casa na Geórgia como residência principal, de acordo com os registos de propriedade e um funcionário do departamento do Condado de Fulton. Documentos analisados pela Reuters dizem ainda que aquando da obtenção da autorização de segurança para a função que Lisa Cook viria a desempenhar na Fed, datada de dezembro de 2021, também declarou o imóvel em Atlanta como uma segunda residência.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, face a estas acusações, que recaiam sobre Lisa Cook quis demiti-la da Fed, ao anunciar que a “demitia com efeitos imediatos” reforçando que existiam “motivos suficientes” para a sua demissão. Contudo Lisa Cook avançou para tribunal para impedir o despedimento, defendendo que Trump não tinha autoridade para a demitir do cargo.
A Reuters acrescenta que Lisa Cook, aquando do seu processo de nomeação para a Fed, em 2022, tinha listado hipotecas de três imóveis nos formulários que entregou à Casa Branca e ao Senado norte-americano. A governadora, salienta a agência noticiosa, alegou que qualquer inconsistência que tenha surgido no seu processo de nomeação era do conhecimento das entidades pelo que não deve dar motivos a Donald Trump para proceder ao seu despedimento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com