A justiça dos EUA rejeitou um pedido da Administração do Presidente Donald Trump para destituir Lisa Cook do Conselho de Governadores da Reserva Federal (Fed), antes do banco central discutir um possível corte nos juros. A decisão de um tribunal federal de recurso, tomada segunda-feira, confirmou a decisão de um juiz de uma instância inferior, que tinha bloqueado temporariamente a destituição enquanto a disputa legal era resolvida.
Entretanto, o Senado confirmou na segunda-feira Stephen Miran, o principal conselheiro económico de Trump e antigo funcionário do Tesouro, como novo membro do Conselho, após uma votação renhida de 48-47.
Trump quis demitir Cook em 25 de agosto, acusando-a de fraude com créditos imobiliários porque indicava duas propriedades como “residências primárias” em julho de 2021, antes de integrar o Conselho de Governadores.
Começa hoje a reunião de dois dias do Comité do Mercado Aberto da Fed, encontro do qual deverá sair na quinta-feira um corte na taxa de juro, cuja dimensão é incerta mas que os analistas apontam que seja de 25 pontos base.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com