[weglot_switcher]

AEP promove missão empresarial multissetorial ao Gana

Mercado é considerado estratégico na região da África Ocidental e assegura forte potencial de crescimento.
AEP
29 Outubro 2025, 12h16

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está, entre 27 e 31 de outubro, numa missão empresarial multissetorial ao Gana, no âmbito do Business On the Way, iniciativa que apoia a internacionalização das empresas portuguesas e potencia oportunidades de negócio em mercados emergentes.

“Esta é a sétima missão da AEP ao Gana – a primeira realizou-se em 2013 –, o que demonstra o interesse contínuo das empresas portuguesas num mercado com 34 milhões de habitantes, jovem e em expansão económica. Para além da dimensão do mercado, o Gana destaca-se como hub logístico da África Ocidental, impulsionado pelo porto de Tema, um dos maiores da região. Existem vários investimentos em curso nos setores da construção, infraestruturas, energia e gestão de resíduos, o que reforça o seu papel como uma das economias africanas mais dinâmicas”, sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, ditado em comunicado.

O Gana é a segunda maior economia da África Ocidental e membro da CEDEAO – comunidade que integra cerca de 230 milhões de consumidores – e um dos maiores exportadores mundiais de ouro, com destaque também para o petróleo e o cacau. A economia ganesa assenta em setores como agricultura, energia, indústria transformadora e tecnologia, oferecendo oportunidades relevantes nas áreas agroalimentar, energias renováveis, construção, saúde, tecnologias digitais e educação.

Durante a missão, a capital Acra acolhe, ao longo de três dias, a comitiva portuguesa, oferecendo às empresas participantes a oportunidade de conhecer o ambiente de negócios local e realizar reuniões B2B com potenciais distribuidores e parceiros, previamente ajustadas ao perfil de cada empresa.

Quatro empresas integram a Missão Empresarial ao Gana: EBE Investimentos (materiais de construção e equipamento sanitário); Hidrofer (artigos farmacêuticos; Labman (produtos químicos), e Metalúrgica do Tâmega (máquinas para as indústrias extrativa e de construção)

Em 2024, o projeto Business on the Way (BOW) promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados menos tradicionais, como a Geórgia, a Arménia, o Azerbaijão, a Letónia e a Estónia ou Austrália e a Nova Zelândia.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.