[weglot_switcher]

OpenAI assina um acordo de computação em nuvem de 38 mil milhões com a Amazon

A OpenAI assinou um acordo para comprar 38 mil milhões de dólares em capacidade da Amazon Web Services. O seu primeiro contrato com a líder em infraestruturas de cloud é o mais recente sinal de que a startup de inteligência artificial de 500 mil milhões de dólares já não depende da Microsoft, escreve a CNBC.
OpenAI – Sam Altman
3 Novembro 2025, 14h54

A Amazon Web Services (AWS) e a OpenAI assinaram um acordo estratégico de longo prazo, avaliado em 38 mil milhões de dólares, com crescimento previsto ao longo dos próximos sete anos.

A OpenAI passa a executar os seus workloads avançados de IA (incluindo o treino dos seus modelos) exclusivamente na infraestrutura de cloud de topo da AWS. O que lhe garante acesso a centenas de milhares de GPUs NVIDIA e à capacidade de escalar para dezenas de milhões de CPUs.

O objetivo é permitir que a OpenAI expanda rapidamente a sua capacidade computacional (expansão total prevista até ao final de 2026) para suportar a próxima geração de IA e democratizar a tecnologia avançada a nível global.

O seu primeiro contrato com a líder em infraestruturas de cloud é o mais recente sinal de que a startup de inteligência artificial de 500 mil milhões de dólares já não depende da Microsoft, escreve a CNBC.

Depois do acordo da Open AI para comprar 38 mil milhões de dólares em capacidade da Amazon Web Services as ações da Amazon sobem mais de 5%.

Nos termos do acordo anunciado nesta segunda-feira, a OpenAI começará imediatamente a executar cargas de trabalho na infraestrutura da AWS, utilizando centenas de milhares de unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia nos EUA, com planos de expandir a capacidade nos próximos anos, segundo a notícia da CNBC.

“Escalar uma IA de topo requer uma computação massiva e fiável”, diz o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman. “Esta parceria com a AWS é fundamental para consolidar o ecossistema de computação que vai impulsionar a próxima era tecnológica e acelerar a democratização da IA avançada”.

“À medida que a OpenAI continua a expandir os limites do que é possível, a infraestrutura de excelência da AWS vai servir como espinha dorsal para as suas ambições em IA”, afirma Matt Garman, CEO da AWS. ” É a escala e a prontidão de fornecimento da sua infraestrutura de computação otimizada que singulariza a AWS, tornando-a a plataforma mais bem posicionada para gerir o volume massivo de workloads de Inteligência Artificial da OpenAI.”

A OpenAI tem estado numa onda de negócios recentemente, tendo anunciado cerca de 1,4 mil milhões de dólares em acordos de construção e expansão com empresas como a Nvidia, Broadcom, Oracle e Google — o que levou os céticos a alertar para uma bolha de IA e a questionar se o país tem o poder e os recursos necessários para transformar as promessas ambiciosas em realidade.

Até este ano, a OpenAI  tinha um acordo exclusivo de cloud com a Microsoft, que apoiou a empresa pela primeira vez em 2019 e investiu um total de 13  mil milhões de dólares. Em janeiro, a Microsoft anunciou que deixaria de ser a fornecedora exclusiva de cloud para a OpenAI e que estava a mudar para um acordo em que teria o direito de preferência para novas solicitações.

“Dimensionar a IA de fronteira requer computação massiva e confiável”, disse o CEO da OpenAI, Sam Altman, no comunicado desta segunda-feira. “A nossa parceria com a AWS fortalece o amplo ecossistema de computação que impulsionará esta próxima era e trará IA avançada para todos”, acrescenta.

A OpenAI continuará a investir pesadamente na Microsoft, reafirmando esse compromisso ao anunciar na semana passada que comprará um adicional de 250 mil milhões de dólares em serviços Azure.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.