[weglot_switcher]
1359990
Em Foco

Galp desvaloriza 1,77 mil milhões após negócio na Namíbia

Petrolífera portuguesa fechou acordo com franceses para vender 40% de um bloco petrolífero na Namíbia e afundou quase 15% com investidores desiludidos com acordo. Companhia garante que tem acesso a ativos promissores no país africano e que não troca “dinheiro por valor”.

Atualidade

Ucrânia: Zelensky prepara nova versão do acordo de paz para submeter à Casa Branca

Presidente ucraniano tentou novos apoios, desta vez em Itália e no Vaticano. Recusa em entregar o Leste do país à Rússia é a única certeza sobre a nova versão – que terá por certo o apoio da Europa. Entretanto, Zelensky pode estar pronto para organizar eleições no seu país.

Da saúde aos transportes. Saiba o que funcionará em dia de greve geral

Quinta-feira o país vai parar contra a legislação laboral proposta pelo Governo. Crianças sem aulas, consultas e cirurgias desmarcadas e perturbações nos transportes são os principais impactos da greve geral convocada pela CGTP e UGT. Paralisação não será total e absoluta, até porque há serviços mínimos que decorrem da lei. Confira os setores que terão alguma atividade, ainda que limitada.

Distribuição turística contribuiu com 7,6 mil milhões para o VAB português em 2024

Este valor representou 3% do Produto Interno Bruto. Em termos fiscais, o segmento gerou 2,6 mil milhões em receitas, o que significou 2,6% do peso total nacional.

ASF quer avançar com seguros de saúde de longo prazo em alternativa aos de renovação anual

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) está a preparar propostas de mudanças tanto aos seguros de saúde como aos planos de poupança para a reforma (PRR). Mas também trouxe para o plano estratégico 2026-2028 a hipoteca inversa e o Fundo de Catástrofes.

TAP prevê realizar um terço dos voos no dia da greve geral

Presidente da TAP estima que tenham lugar cerca de 86 voos dos 260 voos diários realizados habitualmente.

TAP diz que está disponível para ficar com slots da easyJet em Lisboa

O presidente-executivo da TAP disse também que as rotas para o Brasil e a América do Sul estão entre os maiores ativos estratégicos da companhia aérea.

800 mil milhões: SpaceX de Elon Musk já é a empresa privada mais valiosa do mundo

De acordo com o Wall Street Journal, a SpaceX estará também a preparar a entrada em bolsa para o final do próximo ano.

Fed deve cortar juros na última reunião do ano apesar de divisões internas

O mercado dá como certa nova descida de 25 pontos em dezembro, a terceira seguida, mas é cada vez mais evidente a divergência de visões entre os governadores mais agressivos, os ‘falcões’, e os mais conservadores, as ‘pombas’.

Exportações alemãs sobem marginalmente em outubro contra previsões do mercado

Esta performance foi conseguida à custa das vendas dentro da UE, que subiram 2,7% em cadeia, enquanto as exportações para os EUA desceram 7,8% em relação a setembro, tal como para a China, que caíram 5,8% em cadeia.

Tarifas já fazem mossa na agricultura norte-americana e Trump anuncia ajuda de 12 mil milhões

Os agricultores norte-americanos, sobretudo os produtores de soja, estão a sentir na pele os efeitos nefastos da política comercial de Trump. A China suspendeu as compras aos EUA e o presidente norte-americano foi ao fundo das tarifas para compensar os agricultores pelas perdas avultadas.

Operação Influencer: PGR diz não ter agendas e mostra-se insatisfeito com divulgação de escutas

“Não fico satisfeito com situações dessas. Não tenho agendas, como às vezes se diz que o Ministério Público lança escutas ou lança provas… Eu não tenho agendas”, afirmou Amadeu Guerra, à margem de um evento numa escola em Loures para assinalar o Dia Internacional Contra a Corrupção.

MARL: 25 anos a abastecer quatro milhões de portugueses

O Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) celebrou este ano 25 anos de atividade, assinalando a data com um evento comemorativo realizado no dia 10 de dezembro.

Montenegro anuncia linha de crédito de 500 milhões para investimento em Moçambique

Luís Montenegro falava ao lado do Presidente moçambicano, Daniel Chapo, na conferência final da sexta cimeira Portugal-Moçambique, que se realizou hoje no Palácio da Bolsa, no Porto, com cerca de duas dezenas de governantes dos dois países.

Mercados

Investidores de olhos postos na Fed

Durante a semana passada os analistas e investidores consolidaram a sua expectativa de uma descida das taxas de juro pela Fed. “É muito provável que baixe -25 p.b. até 3,50%/3,75%, níveis ainda restritivos face à inflação e com mercado laboral dando sintomas de debilitamento”, apontam os analistas do Bankinter.

Agenda

Opinião

A nova estratégia nacional de segurança dos EUA e a Europa

Não é uma “nova” estratégia. É o retorno a uma visão restritiva do conceito de “interesses nacionais” que historicamente determinou a política americana.

O Custo da Arbitrariedade

Nenhum país sério minimiza os efeitos destrutivos do narcotráfico, mas isso não concede carta branca para intervenções que desprezam o direito internacional e fragilizam a ordem coletiva. A verdade incômoda é que vivemos a mais profunda crise de legitimidade desde 1945.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.