[weglot_switcher]

Media Capital compra 80% da dona do Polígrafo e Viral Check

À CMVM, a dona da TVI refere que adquiriu uma participação de 80% da empresa que detém o jornal online Polígrafo. O valor ascende a 2,2 milhões de euros. O media de fact checking tem sido uma das marcas de maior visibilidade na informação da SIC.
Mário Ferreira
2 Janeiro 2026, 17h48

A Media Capital informou esta sexta-feira que a Meglo – Media Capital Global SGPS (sociedade detida a 100% pela Media Capital) adquiriu 80% da sociedade Inevitável & Fundamental, a qual detém os títulos de publicação periódicas Polígrafo e Viral Check, publicações de informação especializada na área de fact checking, com uma presença relevante online.

O acordo foi anunciado pela dona da TVI em comunicado à CMVM. Assim, refere no comunicado que “o preço da aquisição da referida participação ascende a 2,2 milhões de euros, sujeito a ajustamento, mantendo a Media Capital opção de aquisição do remanescente do capital social”.

O Polígrafo já era uma das marcas de informação com maior reconhecimento no universo noticioso da SIC, mais concretamente no “Jornal da Noite”.

O programa “Polígrafo SIC”, que se apresentou como um espaço de verificação de factos, estreou em março de 2019 e desde aí tem estado sempre presente na informação do canal, reforçada sobretudo em períodos eleitorais. Apesar dessa relação, a Impresa nunca foi acionista da sociedade que detém a publicação do Polígrafo e Viral Check.

A SIC já reagiu ao desfecho deste negócio: “A SIC lamenta ter sido informada, poucos minutos antes de ter sido tornado público e a 2 dias da esperada renovação do contrato, de que não poderá continuar a manter a parceria de 6 anos com o Polígrafo. Seguiremos o nosso caminho, sempre cientes de que o fact checking cresceu em Portugal com a SIC e já é parte da operação diária das redações do grupo Impresa”, disse fonte oficial do canal televisivo.

A Media Capital é um grupo de media português que detém, entre outros ativos, o canal de televisão TVI, a Rádio Comercial e a produtora de conteúdos Plural, incluindo ainda uma série de publicações de imprensa.

A Inevitável e Fundamental (empresa que controlava o Polígrafo e Viral Check) era detida em 60% pela Episódio Inédito e em 40% pela Emerald Europe, empresa de direito português, subsidiária europeia do Emerald Group, liderada pelo empresário N’Gunu Tiny, dono da Media9.

(Atualizada)


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.