Há uma empresa portuguesa que vai desenvolver o maior projeto de armazenamento de energia em baterias (BESS) da Hungria.
A Greenvolt anunciou esta terça-feira que garantiu um financiamento próximo de 60 milhões de de euros para construir, explorar e manter o projeto Buj, no nordeste do país, com capacidade para 99 MW/288 MWh.
O projeto deverá entrar em operação no primeiro trimestre deste ano.
O pipeline do grupo Greenvolt atinge mais de 14 gigawatts na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, com projetos de energia solar, eólica e de armazenamento em baterias (BESS). Do total, 17 gigas estão a ser construídos. Só em baterias conta com um pipeline de 4,7 gigas.
“O armazenamento de energia em baterias é já um pilar essencial dos sistemas energéticos modernos, ao proporcionar a flexibilidade e a resiliência necessárias para apoiar a crescente incorporação de energias renováveis. Este financiamento reforça a estratégia da Greenvolt de acelerar o desenvolvimento de ativos de armazenamento nos principais mercados europeus e consolida a nossa posição num segmento cada vez mais central para a transição energética”, disse João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com