A Virtuleap foi o projeto português vencedor do World Summit Awards (WSA) 2025, na categoria Health & Wellbeing, destacando-se entre centenas de candidaturas internacionais, avaliadas no processo global de seleção pelo WSA Grand Juri. Portugal volta assim a afirmar-se no mapa mundial da inovação digital com impacto social.
A tecnológica nacional conquistou um lugar no restrito grupo dos 40 vencedores globais, destacando-se na categoria de Health & Wellbeing entre centenas de candidaturas de mais de 180 países.
O reconhecimento surge após uma seleção rigorosa liderada em Portugal pela APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações), que submeteu oito projetos nacionais a concurso. “A inovação tecnológica portuguesa tem capacidade para competir e vencer à escala global”, sublinha Sandra Fazenda Almeida, Diretora Geral da APDC.
A consagração final acontecerá no WSA Global Congress, em Viena, entre 19 e 22 de maio de 2026. Nesse palco internacional, a Virtuleap apresentará a sua solução a investidores e decisores políticos, reafirmando o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A Virtuleap utiliza uma combinação de Realidade Virtual (VR), Inteligência Artificial e Gamificação para combater o declínio cognitivo. Através de exercícios imersivos baseados em testes neuropsicológicos validados, a plataforma oferece um treino cerebral mais envolvente e eficaz que os métodos tradicionais.
Com mais de 74 mil utilizadores e diversos estudos clínicos a decorrer, a solução não se limita ao treino: a recolha de dados motores e cognitivos permite, através de machine learning, abrir caminho para a identificação de biomarcadores digitais que podem revolucionar o diagnóstico precoce de doenças neurológicas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com